Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Estação arqueológica situada na Herdade da Sala

Estação arqueológica situada na Herdade da Sala

O ponto de interesse Estação arqueológica situada na Herdade da Sala encontra-se localizado na freguesia de Santiago do Escoural no municipio de Montemor-o-Novo e no distrito de Évora.

Gruta com uso funerário e vestígios de ocupação desde o Paleolítico médio com pinturas e gravuras rupestres do Paleolítico Superior e do Neolítico final. Monumento singular no universo arqueológico português, cujas pinturas rupestres são comparáveis às de Altamira e Lascaux, foi o primeiro local em Portugal no qual se identificaram pinturas rupestres e o único conhecido em Portugal com vestígios da arte rupestre paleolítica, tendo sido identificados mais de uma centena de motivos, gravuras e pinturas, em formas animalísticas, abstratas e geométricas.

Complexa estrutura subterrânea, com planta irregular disposta longitudinalmente sobre um eixo noroeste - sudeste, definida pela articulação horizontal de salas e galerias, embora em cotas desniveladas, numa complexa rede cuja prospecção não se encontra ainda concluída. A gruta, que se desenvolve numa rede cársica muito emaranhada e com várias conexões com o exterior, encaixa-se no interior de uma falésia, relativamente escarpada, de calcários duros. As últimas intervenções de prospecção, nomeadamente a efectuada em 1989 (SILVA e outros, 1991), têm revelado novos desenvolvimentos e procedido ao levantamento topográfico progressivo. Para lá de importantes manifestações de arte rupestre parietal, pinturas e gravuras, o sistema subterrâneo revelou já inúmeras inumações, desde o neolítico ao calcolítico, com interessante universo de artefactos. No exterior, numa área definida pela extensão da falésia que encaixa a gruta, têm sido registados vestígios de um povoado de grande amplitude cronológica, para lá de expressões de arte rupestre e inumações do neolítico ao calcolítico.

Materiais

Observações