Arquitectura religiosa, maneirista. Capela de planta longitudinal simples, interiormente com iluminação axial e unilateral e com tecto de madeira. Fachada principal de cunhais apilastrados, terminada em empena sem retorno e rasgada por portal de verga abatida e óculo. Fachadas laterais terminadas em beirada simples, a esquerda com fresta na zona do retábulo-mor e a posterior cega e terminada em empena. No interior possui retábulo maneirista, de planta recta e três registos, com painéis pintados sobre madeira.
Planta longitudinal de massa simples e cobertura homogénea em telhados de duas águas. Fachada principal virada a NE. em alvenaria de xisto aparente, com as juntas tomadas e pintadas de branco, terminada em empena, de friso e cornija, coroada por cruz latina de cantaria, de braços quadrados e remate flordelizado, sobre plinto paralelepipédico, e com cunhais apilastrados coroados por pináculos piramidais sobre plintos paralelepipédicos. É rasgada por portal de verga abatida, com as juntas das jambas pintadas de preto, e por óculo circular, moldurado e gradeado. Fachadas laterais e posterior caiadas de branco e com faixa a cinzento-escuro, cunhais pintados da mesma cor e terminadas em beirada simples; a lateral esquerda é rasgada por fresta gradeada na zona do retábulo-mor e a oposta e a posterior são cegas, a última terminada em empena. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco e faixa a cinzento-escuro, pavimento coberto de alcatifa e tecto plano de madeira, sobre friso do mesmo material. Sobre o supedâneo de um degrau, surge o retábulo-mor, de planta recta e três eixos, definidos por quatro colunas, de terço inferior marcado e decorado de acantos e querubim, as exteriores com o resto do fuste ornado de motivos ondeados formando falsas caneluras, e as interiores ornadas de acantos, aves afrontadas e querubins, mas todas assentes em plintos paralelepipédicos com acantos e de capitéis coríntios; em cada um dos eixos, surge um painel pintado, o central representando São Miguel, o do lado do Evangelho figurando São Sebastião e o da Epístola Santo António; remate formado pelo entablamento com friso vegetalista e cornija inferiormente decorada com motivos geométricos. Lateralmente, o retábulo apresenta orelhas a imitar cartelas. O retábulo assenta sobre banco de madeira, ocupando toda a largura da capela, pintado de branco; sobre ele, ao centro, surge sacrário, pintado de branco, sustentando imaginária. Na parede do lado da Epístola, junto ao retábulo, abre-se pequeno nicho de alfaias quadrangular.
Materiais
Estrutura em alvenaria de xisto, com pilastras, molduras dos vãos e cruz em cantaria de granito; porta de madeira; grades em ferro; retábulo em talha policroma; painéis pintados; pavimento coberto de alcatifa; tecto de madeira; cobertura de telha.
Observações