Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Núcleo urbano da cidade de Lagos

Núcleo urbano da cidade de Lagos

O ponto de interesse Núcleo urbano da cidade de Lagos encontra-se localizado na freguesia de São Gonçalo de Lagos no municipio de Lagos e no distrito de Faro.

Núcleo urbano sede municipal. Cidade situada em costa marítima. Vila com fortaleza, castelo e cerca urbana. Estrutura urbanística modelada pela topografia, pela frente marítima e ocupação humana durante diferentes épocas. Malha ortogonal com quarteirões de dimensões sensivelmente iguais na Freguesia de Santa Maria, herança da Lacobriga romana. Existência de Praças, antigas praças fortes dos séc. 15, 16 e 17. Malha quase orgânica na Freguesia de São Sebastião. Apesar de descaracterizada ao nível do edificado, é a cidade algarvia que apresenta o maior perímetro de cintura fortificada. Mantêm-se ainda fortes que serviram de defesa à Baía de Lagos (Forte da Ponta da Bandeira, Forte da Meia Praia).

Núcleo urbano muralhado implantado junto à foz de uma ribeira e de uma baía de grandes dimensões, que lhe conferiram ao longo dos tempos excelentes condições naturais e comerciais. Distribui-se por 3 pequenas elevações, divididas por 2 ribeiras (dos Touros e das Naus) hoje aterradas, dando origem à criação das suas duas freguesias. Na freguesia de Santa Maria localizou-se o núcleo primitivo da cidade, delimitado pela primeira cerca, de que hoje só restam alguns vestígios entre o Palácio dos Governadores e o Baluarte de Santa Maria. As estruturas urbanísticas romana e árabe encontram-se ainda visíveis, pela existência de uma malha ortogonal onde se podem localizar as entradas através do "cardo" e "decumanus", e pela relação que se estabelece com a rua e as habitações. A N. situa-se a Praça Infante D. Henrique, espaço aberto sobre o mar, onde se reuniam as tropas (antiga Praça de Armas). À volta desta situam-se alguns dos imóveis mais importantes de Lagos (Igrejas de Santo António (PT050807050001) e de Santa Maria (PT050807050026), Mercado de Escravos (PT050807050018), antigo Hospital Militar, Armazém do Espingardeiro (PT050807050016), parte da muralha (PT050807050003)). A NO., outra praça, de Gil Eanes, onde funciona o centro administrativo, transferido no séc. 18, aquando a construção dos Paços do Concelho. A malha urbana desenvolve-se em redor desta praça e da Pr. Luís de Camões, um pouco mais a O.. A freguesia de São Sebastião tem um desenvolvimento mais orgânico e adaptado à topografia do sítio. Os arruamentos convergem para a Igreja de São Sebastião (PT050807060002), que se encontra destacada na cidade. No séc. 20, a criação da Av. dos Descobrimentos, através de aterro distanciou a cidade do mar.

Materiais

Não aplicável

Observações

*1 - abrange também a a freguesia de São Sebastião.