Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Estação Romana da Quinta da Abicada

Estação Romana da Quinta da Abicada

O ponto de interesse Estação Romana da Quinta da Abicada encontra-se localizado na freguesia de Mexilhoeira Grande no municipio de Portimão e no distrito de Faro.

Arquitectura agrícola, romana. Villa cuja principal actividade económica parece ter sido o fabrico de conservas de peixe ou de garum, como apontam a existência de inúmeras cetárias; os produtos seriam depois escoados pela Ria de Alvor, outrora navegável. Os inúmeros mosaicos polícromos e a preto e branco, de padrão geométrico.

Ruínas de Villa romana com zona residencial organizada ao redor de dois peristilos, um de planta hexagonal e outro de planta quadrada.. Pavimentos, numa área de algumas centenas de metros quadrados, de mosaicos geométricos a preto e branco e alguns a cores. Existência de cetárias.

Materiais

Observações

*1 - incluido no Programa de Valorização e Divulgação Turística - Itinerários Arqueológicos do Alentejo e Algarve, do Ministério do Comércio e Turismo e da Secretaria de Estado da Cultura; *2 - a planta da Villa foi traçada por José Formosinho.