Igreja barroca de nave única, sem capela-mor, antecedida por adro com portal de acesso pela fachada lateral esquerda. À simplicidade das fachadas, opõe-se a riqueza do interior, traduzida por revestimento a azulejo, pinturas murais e profusa talha dourada que reveste as paredes, constituindo um dos melhores conjuntos de talha dourada do país, destacando-se o contraste entre o dourado da talha e a policromia das figuras; a talha do altar-mor parece ser mais antiga e terá provávelmente sobrevivido ao terramoto de 1755 (FORMOSINHO, 1994). Teto da nave de madeira decorado com pinturas perspectivadas, segundo modelo descendente directamente de uma gravura do tratado de Andrea Pozzo.
Planta longitudinal de nave única sem capela-mor. Volumes articulados, com cobertura diferenciada em telhado de 2 águas. Frontispício, a O., com embasamento proeminente e rematado por empena. A ladeá-lo 2 torres sineiras, de proporções diferentes coroadas por cupulins. A da direita, de maior dimensão, possui um relógio. Ao centro, portal com tímpano clássico, encimado por nicho vazio e óculo, de estilo barroco, bordado com 7 conchas. Fachada lateral esquerda, com arco de volta inteira, com portal recolhido sob pequeno arco com tecto abobadado. As outras fachadas não são visíveis devido aos edifícios que se encontram adossados (instalações do Museu Regional de Lagos). INTERIOR: nave em abóbada de berço, paredes laterais revestidas a azulejos do séc 18, azuis e brancos com predominância de motivos vegetalistas, até à altura de 1.40 m. Do lambril até ao início da curva da cobertura, talha dourada *1 e pinturas. Tecto de madeira a simular abóbada com pintura em perspectiva representando a continuação das paredes com as figuras dos Evangelistas, numa tribuna a cada canto. Ao centro do tecto, escudo nacional do Séc. 18. Retábulo do altar-mor composto por 2 arcos concêntricos de volta inteira apoiados sobre 4 colunas salomónicas de talha dourada, separadas por nichos e paineis. No altar, sobre um trono, Santo António, ladeado por 2 anjos sustentando. Nichos laterais com as imagens de Santo Elói, do lado do Evangelho, e de São José, do lado da Epístola. Atlantes de braços erguidos, com cestos de flores à cabeça, enquadram o altar e guarnecem os raios do remate. Nas paredes laterais, a talha faz molduras a 8 quadros que representam os milagres de Santo António. No pavimento uma tampa de sepultura epigrafada e armoriada.Púlpito em talha dourada com baldaquino com 2 figuras femininas na frente. Coro-alto assente sobre um arco abNo pavimento uma tampa de sepultura epigrafada e armoriada..
Materiais
Alvenaria de pedra rebocada (paredes exteriores), pedra calcária (pavimento exterior, cantarias, lápides), tijoleira (pavimento interior), madeira (portas), madeira policromada (tecto), talha dourada (altar-mor, púlpito, coro-alto, paredes laterais), telha de aba e canudo, vidro, ferro.
Observações
*1 - atribuída aos Mestres Quaresmas, pai e filho, de Lagoa; *2 - Ermida do Espirito Santo / Igreja da Irmandade do Corpo Santo do Compromisso dos Pescadores e Marítimo de Lagos (já desaparecida, situada no gaveto entre a Rua Silva Lopes e Rua Lançarote de Freitas).