Arquitectura civil setecentista. Edifício de traçado vertical, composto por seis pisos amplos, com excepção da cave e último piso onde se encontram instalados os serviços.
Edifício de planta longitudinal alongada, de duas frentes, volume simples, com cobertura em telhado de quatro águas, seis pisos, sendo apenas visíveis quatro pela Rua da Reboleira. Fachada principal, orientada a N., em cantaria de granito lavrada, apresentando o primeiro piso vãos de porta rectilíneos, sobrepujados por bandeiras recortadas, protegidas por grades de ferro, e os restantes pisos, de igual composição, apresentam três portas e varanda corrida, em granito, gradeada, apoiada em seis cachorros, denteados e volutados. Remata a fachada beiral saliente. A fachada posterior, voltada para o rio, mostra seis pisos, apresentando os dois primeiros entradas pelo Muro dos Bacalhoeiros, o primeiro através de janelas rasgadas no muro, e o segundo por portas. Os restantes pisos apresentam-se rasgados por três portas e percorridos por varandas estreitas. Interior amplo, estando a subcave destinada a arrumos; a cave, a loja de vendas; o primeiro piso, com entrada pela rua da Reboleira, a recepção; o segundo e terceiro pisos, a exposições temporárias. No último piso, encontram-se instalados os gabinetes de trabalho. A comunicação entre os pisos é efectuada através de lanços de escadas interiores, adossadas ao alçado O.
Materiais
Paredes estruturais de alvenaria de granito à vista; paredes interiores rebocadas e pintadas de branco; pavimentos e trevejamentos de madeira; caixilharias e portas de madeira; janelas e bandeiras com vidro simples; varandas e bandeiras protegidas por grades de ferro forjado, pintado de verde; cobertura em telha cerâmica apoiada em estrutura de madeira.
Observações
O Centro Regional de Artes Tradicionais é uma associação privada que visa promover o estudo e a divulgação das artes tradicionais na zona Norte, bem como desenvolver as técnicas e acreditar os produtos com vista à sua expansão. Tem como sócios fundadores a Câmara Municipal do Porto, A Delegação Norte do Ministério da Cultura e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte. *1 - Nesta data o edifício apresentava os interiores amplos, desprovidos de divisões.