Arquitectura comemorativa, do séc. 20. Monumento escultórico em cantaria e bronze, com decoração neomanuelina no plinto principal, onde se desenrolam episódios da guerra e várias legendas, surgindo, no topo, a vitória, com a figura da Fama e uma águia rodeada por soldados.
Monumento com plataforma rectangular irregular, onde se desenvolve um amplo plinto, contendo arcos cegos de volta perfeita, assentes em colunelos finos e bases toreadas, rematados por cornijas e lambrequins, o da face principal, virada a S., tendo nos ângulos o escudo português e uma esfera armilar sobre coluna torsa. Nesta face, uma pequena urna e a vingança de uma série de figuras que sustentam armas, surgindo, na O., duas figuras que se despedem, tendo, na oposta, a guerra violenta. No topo, em bronze, uma série de soldados e a figura da Fama, encimada pela águia, simbolizando Napoleão a ser expulso.
Materiais
Estrutura de suporte em cantaria de calcário; elementos escultóricos em calcário e bronze.
Observações
*1 - era composto por amplo arco ligeiramente abatido, ladeado por dois corpos torreados, tudo rematado por ameias decorativas, sobre as quais surgia um grupo escultórico e duas panóplias; sobre o arco, surgiam relevos alegóricas e, nos corpos, dois escudos; no lado esquerdo a inscrição "FRANCISCO DA SILVEIRA DEFENSOR DA PONTE DE AARANTE EM 1808", com a imagem do mesmo; no lado direito, a inscrição "JOSE J, CHAMALIMAUD DEFENSOR DA MARGEM ESQUERDA DO MUNHO M 1809", com a imagem do mesmo; nas ilhargas figuras de vulto.