Arquitectura assistencial, do séc. 20. Albergue dos pobres de planta rectangular simples, de volume único, a que foi acrescentado um novo corpo posteriormente na fachada posterior, evoluindo em um e dois pisos, adaptando-se ao declive do terreno, rasgado por portal principal em arco abatido e por vãos rectilíneos, constituindo janelas de sacada ou de peitoril, estas com as molduras a prolongarem-se inferiormente, formando falsos brincos. Interior com vestíbulo, dando acesso às várias dependências a partir de portas.
Conjunto composto por dois corpos, um de feição recente, e o mais antigo de planta rectangular simples, de espaço único e cobertura homogénea em telhado de quatro águas, possuindo, na fachada principal, um passadiço para a Capela de São José. Fachadas em alvenaria de granito aparente, percorridas por embasamento de cantaria, flanqueadas por cunhais apilastrados e rematadas em friso e beirada simples; evoluem em um e dois pisos, adaptando-se ao declive do terreno, rasgadas por vãos rectilíneos com molduras simples em cantaria de granito, protegidos por caixilharias de alumínio, vidro simples e estores. Fachada principal, virada a N., de dois pisos divididos por friso de cantaria, o inferior com porta em arco abatido, protegida por duas folhas em ferro pintado de verde com vidro martelado e vandeira, ladeado por seis janelas de peitoril de cada lado, uma do lado direito revelando vestígios de ter constituído uma porta em arco abatido. No segundo piso, cinco janelas de sacada, três centrais, com bacia em cantaria e guarda em ferro fundido pintado de verde, intercalando com oito janelas de peitoril, cujas molduras se prolongam inferiormente, formando falsos brincos. Fachada lateral direita, virada a O., com portal, ladeada por quatro janelas de peitoril semelhantes às anteriores. Fachada posterior com dois pisos, rasgados por portas no inferior e janelas de peitoril no superior. INTERIOR com amplo vestíbulo, de onde partem portas laterais e fronteiras para as demais dependências.
Materiais
Estrutura em alvenaria de granito; embasamento, cunhais, frisos, modinaturas em cantaria de granito; portão em ferro; caixilharias de alumínio e vidro simples com estores; cobertura em telha.
Observações
EM ESTUDO *1 - nasceu na Covilhã em 2 de Maio de 1835.