Convento franciscano capucho construído no local da Ermida de Santo Antão, onde se instalou o Convento de Santo António dos Olivais, a primeira casa que os frades menores tiveram em Portugal. O convento foi sucessivamente reformado, restando do primitivo, o portal em arco apontado, de perfil gótico, totalmente reconstruído no séc. 18, É de planta retangular composta por igreja poligonal e zona regral desenvolvida no lado esquerdo. A igreja é de estrutura chã, com planta retangular composta por nave, antecedida por galilé, e capela-mor mais estreita, com coberturas interiores diferenciadas em falsas abóbadas, a da nave de lunetas e a capela-mor de berço, assentes em cornijas, iluminada por janelas retilíneas rasgadas na fachada lateral direita e pelos vãos da fachada principal. Fachada rematada em frontão triangular e é marcada pelo vão da galilé, em arco abatido, e pelo janelão do coro, ladeado por nichos com imaginária. Na galilé, portas de verga reta acedem a uma capela e à portaria, surgindo o portal axial em arco apontado. Torre sineira no lado esquerdo, com três registos e quatro ventanas de volta perfeita, assentes em impostas salientes. Interior com amplo coro-alto assente em mísulas, surgindo confessionários e púlpito no lado do Evangelho. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, ladeado por retábulos colaterais de talha barroca joanina. Capela-mor com retábulo de talha barroca joanina, de planta convexa e três eixos. O interior está revestido a azulejo figurativo, de molduras recortadas e representando cenas da vida do orago. Destacam-se os retábulos de talha joanina, revelando a profunda reforma do edifício no séc. 18, todos de planta convexa, destacando-se o mor com profusa decoração de fragmentos de frontão, anjos de vulto e acantos. A sacristia é ampla, composta por corpo com oratório adossado, possuindo revestimento azulejar, arcaz com espaldar de talha, integrando pinturas figurativas com episódios da vida do orago, e teto pintado. A antiga cela de Santo António terá sido transformada na Capela de Santo António, reconstruída no séc. 19, em esquema neogótico, destacando-se a altura, o portal em arco apontado e o revestimento azulejar, hispano-mourisco. O convento desenvolvia-se em torno de claustro quadrangular com dois pisos, tendo, no lado oposto à igreja, vestígios dos antigos refeitório, ucharia, cozinha, casa da farinha, adega e casa do alambique. No segundo piso, situavam-se os dormitórios e livraria, surgindo, na cerca, várias capelas e oficinas. No séc. 18, foi transformado em santuário, com a construção de escadório, antecedido por pórtico, possuindo capelas com a Via Sacra. Possui duas capelas, a da Conceição, alpendrada e com azulejo figurativo azul e branco e a do Presépio, com algumas particularidades, como a representação de um soldado envergando armas quinhentistas, baseadas em gravuras. O sino setecentista apresenta marca do fabricante e letras dentro de quadrados como se fossem letras tipográficas.
Conjunto envolvido por muro, que delimitava a antiga cerca, que se prolonga para E. e NE. em encosta de socalcos. Dentro deste limite, surge, ainda, uma fonte com tanque e vestígios de algumas capelinhas e grutas. A igreja está situada num terreiro, sobre plataforma artificial, com bancos revestidos de azulejos de padrão, e contrafortado exteriormente, tendo acesos por pórtico, junto ao qual surge uma capelinha, e escadaria que acompanha a pendente da encosta, ladeado por seis capelas. IGREJA de planta retangular composta por nave, antecedida por galilé, e capela-mor, a que se adossam anexos, formando a sacristia articulada transversalmente a S. da cabeceira, de planta em L e o corpo do lavabo; por trás do altar-mor um corredor retangular com escada em caracol dá passagem, a S., à sacristia e, do lado oposto, ao Cartório, retangular, que se liga a O. à Capela de Santo António e ao corredor longitudinal da Catequese. De volumes articulados e coberturas em uma e duas águas, sendo em coruchéu na torre sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por socos de cantaria, flanqueadas por cunhais apilastrados, firmados por pináculos, e rematadas em cornijas. Fachada principal virada a O., rematando em frontão recortado, interrompido por plinto com cruz latina no vértice. É rasgado por amplo vão em asa de cesto, protegido por grades, encimado por janelão em arco abatido e moldura recortada, ladeado por dois nichos de volta perfeita, ornados por aletas e rematados por cornijas, contendo as imagens de barro de Santo António e São Francisco. A galilé tem as paredes revestidas com silharesde azulejos de figura avulsa, com teto pintado com emblemática franciscana e pavimento em lajeado. Acede ao portal da igreja, em arco quebrado e ladeado por duas lápides com inscrições alusivas a Santo António. Lateralmente, duas portas de volta perfeita e encimadas por inscrições, fechados por portões de ferro forjado, decorados com medalhões hagiográficos, correspondendo, no lado esquerdo a um escritório, a antiga portaria, e à direita a Capela de Nossa Senhora das Dores. No lado esquerdo e levemente recuada, a torre sineira com três registos separados por frisos e cornijas, o primeiro com janela de volta perfeita, o segundo com o mostrador do relógio e, no topo, as ventanas de volta perfeita; casa face encontra-se rematada por pequeno frontão triangular. Fachada lateral esquerda marcada pelo corpo do corredor da Catequese com dois pisos, o primeiro rasgado por porta de verga reta e três janelas, surgindo, no segundo, quatro janelas em arco abatido. Integra a Capela de Santo António. Fachada lateral direita marcada, no nártex pelo pano correspondente à Capela de Nossa Senhora das Dores apenas com um óculo cego e uma fresta retangular. O corpo da nave é marcado por cinco contrafortes entre os quais se abrem duas janelas, uma em arco abatido e outra retangular, sendo o da capela-mor vazado por janela em arco abatido. O corpo da sacristia está marcado por contrafortes intercalados por janelas transversais de moldura curvilínea recortada, sendo o do lavabo rasgado por janela retangular na face O., e um óculo na face S.. Fachada posterior com o pano da capela da sacristia ligeiramente recuado e antecedido de muro gradeado, vazado por janela retangular; o pano da sacristia, à face do muro, a que se encostam três bancos com espaldar de azulejos de padrão, é rasgado por três janelas jacentes e molduras recortadas e por uma porta de verga reta. INTERIOR com as paredes da nave rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhares de azulejos figurativos azuis e brancos, superiormente recortados, representando cenas da vida de Santo António, interrompidos, no lado do Evangelho, pelos ralos dos confessionário, tendo cobertura em falsa abóbada de lunetas rebocada e pintada de branco; pavimento em lajeado. As janelas e portas encontram-se encimadas por sanefas de talha dourada, formada por pequeno friso e lambrequins. Coro-alto assente em arco abatido sobre mísulas, com guarda balaustrada de madeira, possuindo pequeno cadeiral. No lado do Evangelho, púlpito retangular, com bacia em cantaria, assente em mísula e guarda balaustrada de madeira, com acesso por porta de verga reta e moldura simples. No lado oposto, pia batismal em cantaria, composta por coluna com nó na base envolto por cordão e por taça octogonal profusamente decorada com elementos vegetalistas, com arcos policêntricos esculpidos em forma de troncos podados delimitados por colunelos torsos a envolver bustos em relevo de tratamento clássico sobre cruzes da Ordem de Cristo. Confrontantes, dois meios arcos rasgados na caixa murária, para permitir a introdução dos retábulos colaterais. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas de fustes almofadados e com fecho saliente, ladeado por duas capelas colaterais, dedicadas a Santo António (Evangelho) e São José (Epístola). Capela-mor com as paredes revestidas com azulejos de padrão azul e branco, organizado em dois registos separados por barra e friso de motivos ornamentais vegetalistas, tendo cobertura em falsa abóbada de berço, rebocada e pintada de branco, possuindo medalhão central com a representação pintada da "Assunção da Virgem". Retábulo-mor em talha dourada, de planta convexa e três eixos definidos por quatro colunas salomónicas assentes em consolas e encimadas por fragmentos de frontão. Ao centro, tribuna de perfil contracurvo, integrando tela a representar Nossa Senhora da Conceição. Os eixos laterais possuem mísulas, encimadas por baldaquinos, tendo na base as portas de acesso à tribuna. A estrutura remata em fragmentos de frontão, acantos e anjos de vulto, acompanhando o perfil da cobertura. Altar paralelpipédico. Sacristia com as paredes revestidas com pintura mural ornamental e silhar de azulejos figurativos de temática antoniana, tendo cobertura em abóbada de lunetas pintada com volutas vegetalistas centradas por brasão, apoiada em mísulas em forma de consola; pavimento lajeado. Possui arcaz de madeira, encimado por espaldar formado por molduras de talha dourada a enquadrar pinturas com episódios da vida de Santo António. Um arco de volta perfeita, encimado por frontão de concheados e decorado com grinaldas, ladeado por dois nichos, acede ao oratório, com silhares de azulejos figurativos antonianos e cobertura em abóbada de aresta com pintura perspetivada de querubins, florões e grutescos. Possui um altar, encimado por tela representando Santo António. Na base do terreiro, surge a CAPELA DO CRUZEIRO, com o interior revestido a azulejo e contendo um cruzeiro. Ao recinto acede-se por um PÓRTICO composto por três arcos de volta perfeita assentes em pilastras toscanas e ladeado por aletas, rematando em friso e cornija e espaldar recortado, seccionado por pilastras encimadas por pináculos piramidais, tendo, ao centro, um nicho com a imagem de Santo António, encimado por cruz latina sobre plinto e bola. Este liga ao ESCADÓRIO de seis lanços intercalados por patamares, tendo a meio um arco pleno transversal e três capelas de cada lado, as duas últimas já no adro a flanquear a igreja, representando cenas da Paixão: Cristo no Horto, Flagelação, Calvário, Paixão, Sudário de Verónica e Descida da Cruz. Estão identificadas por dístico em azulejo sobre os portais. A N. da Igreja, são visíveis restos de antigas estruturas do Claustro e das dependências conventuais localizadas no piso térreo do mesmo (refeitório, ucharia, cozinha, casa da farinha, adega e casa do alambique), pavimentados com tijoleira e junto à torre uma cripta quadrangular abobadada de aresta de perfil rebaixado sobre pequenas mísulas em bico de lápis, tendo ao centro uma mesa de altar, e coberta com tampa sepulcral truncada (falta o terço inferior onde estaria gravada inscrição) esculpida em meio relevo com brasão de armas. Do lado E. uma cisterna com boca quadrangular e interior abobadado de berço, surgindo, ainda, a Capela de Nossa Senhora da Conceição e a Capela do Presépio.
Materiais
Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada, sendo, na Capela de Santo António em cantaria de calcário aparente; modinaturas, pilastras, cruzes, pináculos, arcos, base do púlpito, mísulas em cantaria de calcário; guardas do coro-alto e púlpito, cadeiral, arcaz de madeira; sanefas, retábulos e espaldar da sacristia de talha dourada; azulejo de padrão figura avulsa, de padrão seiscentista, figurativa e de aresta; grades em ferro forjado; pavimento em tijoleira e lajeado; coberturas exteriores em telha cerâmica, vidrada nas capelas do escadório.
Observações
* 1 - Pertenciam ao desaparecido Claustro do Convento. *2 - Proveniente da igreja de São João de Almedina (v. IPA.00005683). *3 - O escudo com duas cabras passantes é usado pelas famílias Baião, Resende, Cabral e Cabreira; o timbre com estrela de 8 pontas é usado por: Bocarro, Sanches (de Castela), Alva e Bem. *4 - é referida a igreja, com porta férrea para a escadaria, com seis capelas dos Passos da Paixão, e daqui para a estrada pública outra capela fora da escadaria, onde finda o terreno do Convento, denominada do Cruzeiro, com o Senhor do Amparo; uma torre com dois sinos, um maior que outro; para dentro das grades de ferro, à direita, uma capela da Senhora das Dores; na igreja o coro, a capela de Santo António, a capela de Nossa Senhora da Conceição do Ferreiro, a capela do Capítulo e a Sacristia; no interior do Convento o Claustro de dois pisos, localizando-se no primeiro o refeitório, cozinha, ucharia, casa da farinha, adega, casa do alambique com um forno e oficinas, e, no segundo piso, os dormitórios (com cerca de 20 celas), casa da livraria (composta de muitos volumes), despensas e oficinas. Na Casa do Noviciado havia um relógio de torre com sino e maço; pegado ao Claustro, no exterior, um pátio pavimentado de tijolo com uma cisterna com roldana e cadeia de ferro; a E, do mesmo pátio uma capela da Senhora da Conceição, a S. outra do Presépio (com 75 figuras) e para O. (acompanhando a fachada S. da igreja) um pequeno jardim. Do lado Nascente e encostada à cerca do Convento, localizava-se a hospedaria, tendo no piso inferior cavalariças, casa de gado e de lenhas, com um forno; a cerca, toda murada, compunha-se de terra de semeadura, árvores de fruto, laranjal e uma fonte, e ao fundo uma horta e uma mata com seis capelas e grutas espalhadas, algumas em ruina.