Arquitectura industrial, setecentista. Edifício de planta rectangular irregular, com um ressalto, usufruindo das proximidades da Ribeira, para as actividades de lavagem e tintura das lãs, possuindo vários pisos, adaptados ao declive do terreno, rasgados por simples janelas rectilíneas.
Planta rectangular irregular, formando um pequeno ressalto na fachada posterior, com cobertura homogénea em telhado de cinco águas, que se prolonga em aba sobre o ressalto. Fachadas em alvenaria de granito aparente, com remate em friso de betão e beirada simples. Fachada principal, virada a N., evoluindo em dois e três pisos, adaptando-se ao desnível do terreno, rasgada uniformemente por porta e janelas rectilíneas. Fachada lateral esquerda de três pisos, rasgada uniformemente por três vãos rectilíneos em cada. Fachada lateral direita adossada, sendo visível o remate em empena cega. Fachada posterior com quatro pisos, possuindo dez vãos rectilíneos em cada piso, um do inferior, formando uma pequena porta. No lado esquerdo, o ressalto, com caixa de escadas, vãos rectilíneos e um pequeno quintal com árvores e arbustos, destinado a fins pedagógicos, com a instalação de alguns ovinos. INTERIOR com pavimento em cantaria e cobertura e paredes em betão, com amplo vestíbulo, zona de exposições temporárias, zona museológica, zona de gabinetes e arquivo.
Materiais
Estrutura em alvenaria de granito e betão; cobertura em betão; pavimentos em lajeado; vidros foscos; cobertura em telha.
Observações
EM ESTUDO *1 - tinha fábricas em Unhais da Serra, Refúgio e Pêro Mouro.