Arquitectura financeira, do séc. 20. Edifício bancário, de planta rectangular simples, evoluindo em três pisos e um inferior, na cave, com a fachada principal revestida a azulejo com figuração alegórica e decorativa, marcado pela zona inferior em cantaria, com três arcadas de acesso, sendo rasgado por janelas de peitoril e de varandim, rectilíneas, mas com molduras recortadas e rematadas em frontão semicircular. Possui remate em friso, cornija e platibanda plena, encimada por pináculos de bola, marcado por vários panos, assimétricos, divididos por duas ordens de pilastras toscanas, as superiores colossais. No interior, pavimentos em soalho flutuante, tectos falsos e marcado por painéis e vitrinas expositivas, onde surgem várias peças propriedade da Câmara Municipal, com acessos pelo lado esquerdo, onde surge o elevador e as escadas de madeira. O interior possuía a sala de atendimento, no piso inferior, encimado pelas zonas da sede e outros serviços financeiros.
Planta rectangular simples, de volume único, de tendência verticalista, com cobertura homogénea em telhado de duas águas e pequeno terraço. Fachada principal virada a O., assimétrica, com o piso inferior revestido a cantaria, encimada por friso e cornija, tendo a zona superior revestida a azulejo branco, pontuado por azulejo decorativo e figurativo, azul sobre fundo branco, rematada em amplo friso, cornija e platibanda plena, ornada por quatro pináculos de bola, havendo vestígios da existência de um quinto. A fachada está dividida em quatro panos por duas ordens de pilastras toscanas, as superiores colossais, assentes em plintos paralelepipédicos. O pano do extremo esquerdo possui um eixo de vãos, compostos por porta de verga recta e moldura simples, que se prolonga superiormente, sustentando o frontão semicircular do remate, uma janela de peitoril, com moldura recortada e friso de azulejos e cornija, possuindo pano de peito em cantaria, recortado na zona central, formando falso avental, com pingentes na zona inferior; esta é encimada por janela de peitoril com moldura simples, que se prolonga inferiormente, formando pingentes na zona inferior. Os dois panos extremos do lado direito possuem um eixo de vãos semelhantes. O pano de maiores dimensões é marcado, no primeiro piso por três arcos de acesso, de volta perfeita, assentes em duas pilastras e dois pilares de cantaria, com fecho saliente e protegidos por portões metálicos pintados de verde, ornados por elementos entrelaçados que, na zona superior, formam um falso frontão semicircular, ornado por elementos radiais. No segundo piso, três janelas de varandim com guarda balaustrada e moldura recortada, encimada por friso e frontão semicircular, envolvido por festões e possuindo, entre cada janela, cartela envolvida por decoração vegetalista, ostentando uma caravela. No piso superior, três janelas de peitoril, com molduras simples, terminando em lacrimais, possuindo elementos em azulejo vegetalista nos extremos e, entre cada janela, as figuras alegóricas da Fama e Mercúrio. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco, possuindo vários painéis expositivos e colunas cilíndricas que seccionam o espaço, com tectos falsos, onde surge embutida as fontes de iluminação e pavimento flutuante, possuindo, nas janelas, portadas de madeira. A ligação entre os cinco pisos é possível por um elevador, no lado esquerdo e por escadas de madeira na mesma zona. O piso inferior, situado abaixo do solo, possui expostos elementos arqueológicos, surgindo, no piso térreo, elementos de arte religiosa, surgindo, no segundo, pintura, no terceiro, elementos antropológicos e, no superior, arte contemporânea, um bar e um pequeno terraço, protegido pela platibanda do remate. No segundo e último pisos, surgem instalações sanitárias *1.
Materiais
Estrutura em cantaria e alvenaria de granito; modinaturas, cornijas, frisos, platibanda, pináculos, pilastras, plintos, embasamento, frontões, balaústres em cantaria de granito; revestimento a azulejo industrial; escadas, portadas e pavimentos em madeira; portões de ferro fundido; cobertura em telha.
Observações
*1 - possuía arcadas no piso térreo e janelas de sacada encimadas por frontões no superior. O interior, preservado em fotografias antigas, era marcado, no piso térreo, por um enorme balcão corrido, em madeira, sobre o qual surgiam colunas de fustes lisos marmoreados, com capitéis jónicos, que compartimentavam as várias zonas do balcão; possuía tecto em caixotões e um amplo espaço para os funcionários, com portas de verga recta, que os ligavam a outras zonas de serviço.