Arquitectura educativa, do século 20. Escola Tipo Rural 3, de uma sala, do Novo Plano dos Centenários, com sala rectangular, virada a S., rasgada por três amplos vãos, tendo a E. vestíbulo, volumetricamente mais baixo e recuado, e na fachada posterior o corpo dos sanitários. No interior, a sala de aula conserva o arranjo frontal, com iluminação dominante unilateral da esquerda e impossibilidade de visualizar o exterior em posição sentada, com quadro no topo e salamandra para aquecimento.
Planta composta por sala de aula, vestíbulo a E. e alpendre fechado desenvolvido na fachada posterior, todos eles rectangulares. Massa horizontal, de volumes escalonados com coberturas em telhados de duas águas na sala e vestíbulo e de uma no alpendre, este na continuidade do da sala. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento em cimento encarapinhado, correspondente à caixa-de-ar, já sem frestas de arejamento, e terminadas em cornija de betão sobreposta por beirada simples. Fachada principal virada a S., com sala de aula rasgada por três amplos vãos rectangulares, de igual dimensão, com peitoril de cantaria e caixilharia de madeira formando quadrícula. O vestíbulo é fechado por muro encimado por amplo vão rectangular, com caixilharia de madeira, formando quadrícula, e vidros martelados, sobre peitoril de cantaria, e possui portal de verga recta, com porta envidraçada, também de vidros martelados, precedida por um degrau. Fachadas laterais cegas e a posterior com sala de aula rasgada por duas janelas rectangulares jacentes, com peitoril de cantaria; o alpendre apresenta-se fechado, e rasgado a N. por amplo vão rectangular entre duas frestas e a O. por duas janelas rectangulares, dispostas na vertical, todos com peitoril de cantaria. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco, o vestíbulo com porta do lado esquerdo para a sala de aula e uma frontal para o alpendre e respectivos sanitários; a sala de aula tem pavimento de madeira, na parede testeira, ao centro, o quadro de lousa, e, no ângulo da sala, a salamandra de ferro.
Materiais
Estrutura rebocada e pintada; embasamento em cimento encarapinhado, peitoris em cantaria de granito; portas e caixilharia em madeira; janelas de vidro martelado; cobertura em telha; quadro de ardósia; mastro e salamandra em ferro.
Observações