Portal de Cidadania

Igreja Paroquial de Rio de Moinhos

Igreja Paroquial de Rio de Moinhos

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Rio de Moinhos encontra-se localizado na freguesia de Rio de Moinhos no municipio de Borba e no distrito de Évora.

Arquitectura religiosa, setecentista, vernácula. Igreja paroquial setecentista de carácter vernacular, com planta em cruz latina precedida por amplo nártex aberto em arcaria e interior coberto por pinturas murais, também elas de cariz popular. Contraste entre a simplicidade e ruralidade exterior com a riqueza decorativa interior, sobretudo das pinturas parietais. Nestas, domina o populismo e interpretações anacrónicas dos personagens, paisagens de agrestes sombreados vales e os temas marítimos, formulário comum dos artistas regionais da época. Segundo Túlio Espanca as pinturas do cruzeiro são sensivelmente posteriores às da nave e de uma mão diferente.

Planta composta, com nave única em cruz latina, precedida por nártex, torre sineira quadrada e dependências de apoio adossadas a N. e à capela-mor, de planta quadrada. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de 2 e 1 água. Nártex comprido, precedido por escadas com azulejos no espelho, terminado em empena e aberto por 5 arcos ultrapassados. Igreja também terminada em empena, com pequena janela sobre o nártex e com portal simples de verga recta. Torre sineira com cobertura piramidal. Alçados laterais com embasamento pintado. Paredes interiores pintadas de branco, coro-alto, 2 capelas colaterais com frontaleira de talha dourada sobre o arco pleno, lambril de azulejos e pinturas, que se estendem pela abóbada, e retábulos, também de talha. Púlpito redondo, de mármore, no lado do Evangelho. Cornija, arco triunfal e abóbada de berço da nave pintados, esta última em caixotões com figurações alusivas a Cristo e à Virgem. As pinturas estendem-se ainda pelo transepto e cruzeiro onde se representam corpos com inscrições latinas, arquitecturas perspectivadas e ornatos naturalistas. Capela-mor com retábulo de talha e abóbada de berço com medalhão central figurando o Coração da Virgem.

Materiais

Alvenaria rebocada, cantaria, mármores, azulejos, pinturas murais, talha.

Observações

Os sinos têm a seguinte inscrição: "IHS. MARIA JOZ E. 1867". Gravado em caracteres góticos, a pedra da fundação tem a seguinte inscrição latina: "EGO. DOMs: GVNSALVS / HEDIFICAVI: ISTAM: EL / LESIAN: SCI: IACOBI.AD / LAUDEM: ET: HONOREM / DNI: NRI: IHU: ET: BTE: / VIRGINIS: MARIE: GENI / TRICIS: SUE: ET IPE:DONUS / GUNSALVUS: FECIT: HIC: VITAM / ES: FINIVIT: ET: EST: SE / PULTUS : IN DEXTERA P / ARTE: ECLIE : REGNAN / TE: IN: PORTUGALIA: DI / ONISIO : VI : REGE: EISD / EM: REGNI: ACTUM ES / T: HOC: IN MENSE: OCTO / BRIS: ERA: M: CCC XXVIII". A sua tradução é : "Eu D. Gonçalo edifiquei esta igreja de Santiago para louvor e honra de Nosso Senhor Jesus Cristo e da bem aventurada Virgem Maria sua Mãe. E o próprio D. Gonçalo aqui viveu e morreu e foi sepultado na parte direita da igreja, reinando em Portugal D. Dinis, sexto rei do mesmo reino. Fez-se isto no mês de Outubro da era de 1328".