Arquitectura religiosa, setecentista. Igreja paroquial de planta longitudinal e capela-mor mais baixa e estreita. Interior com retábulos barrocos e neoclássicos.
Planta longitudinal simples composta por nave, capela-mor e torre sineira adossada à esquerda. Fachada lateral esquerda aberta por porta travessa; quatro janelas rasgam o corpo da nave, 2 de cada lado; fachada principal enquadrada por cunhais apilastrados firmados por pináculos, é aberta por portal de moldura recta sobreposta por friso e cornija sobre o qual se levanta frontão interrompido com enrolamentos entre os quais um nicho contendo imaginária e rematado por frontão triangular; ladeiam o nicho dois janelões do coro. Torre sineira de dois registos separados por cornija, o primeiro elevando-se a nível do vértice da fachada principal, delimitados por cunhais apilastrados, sobre os quais se erguem pináculos e remate em platibanda cega; cobertura piramidal; o primeiro registo abre-se por janelo quadrangular ao centro e a eixo um óculo, junto da cornija; segundo registo aberto por sineiras, com moldura em cantaria e arco pleno; sobre a platibanda um relógio. INTERIOR: nave única com paredes rebocadas e pintadas e um silhar de azulejos industriais; coro alto assente sobre duas colunas, abrindo-se no sub-coro, do lado do evangelho, a capela baptismal com pia cavada por fortes gomos, tanto na taça como no pé; do lado da epístola púlpito de bacia em pedra, assente em 3 mísulas agrupadas numa, com guarda plena em madeira dourada decorada com enrolamentos de folharasca encerrando ao centro o relevo de Santa Eulália, que mostra na mão direita a palma e na esquerda um livro aberto com pomba pousada nele, na face direita do anteparo a decoração é feita com folhagem, crianças e querubins; o acesso é feito através de escada de tiro, adossada à parede; dois altares colaterais delimitados por teia, apresentam retábulos barrocos, de planta simples de um eixo com nicho central ladeado por 2 colunas torsas e decoração com pâmpanos, aves e crianças, com remate em frontão contendo pinturas; arco cruzeiro com pilastras toscanas com faces almofadadas, abre-se para a capela-mor separada da nave por teia; retábulo principal neoclássico.
Materiais
Observações
EM ESTUDO