Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Varziela

Capela de Varziela

O ponto de interesse Capela de Varziela encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Cantanhede e Pocariça no municipio de Cantanhede e no distrito de Coimbra.

Capela com concepção arquitectónica unitária de todo o conjunto, bem patente na solução da capela-mor e respectiva cobertura e na interligação funcional com os retábulos escultóricos. Apesar do interessante portal, o edifício é de grande simplicidade exterior. O retábulo-mor atribuído a João de Ruão, que na mesma altura fez o sacrário da Matriz de Cantanhede (v. 0602040004 ) com os mesmos motivos ornamentais que os da moldura do retábulo, é uma das melhores obras da chamada escola Coimbrã e um dos expoentes mais elevados da escultura do Renascimento em Portugal e expoente máximo da arte de João de Ruão na sua fase inicial em Portugal. Os retábulos laterais encontram-se, muito provavelmente, ligados à arte de João de Ruão.

Planta longitudinal, composta por nave, cabeceira poligonal, e volume addossado à fachada N.; volumes articulados, massas dispostas na horizontal; escalonamento de volumes uniforme com ligeiro rebaixamento da capela-mor; cobertura diferenciada em telhado de duas águas na nave, de cinco na cabeceira e de três no corpo a N.. Fachada orientada, rasgada por portal, de fino lavor escultórico, de verga recta, com engras decoradas de pequenos tondos esculpidos; acima pequeno óculo e sobre o cunhal esquerdo sineira. Fachada N. com construção addossada, apresentando um escalomnamento muito mais baixo que a nave; è rasgada por duas janelas. Na fachada S. rasga-se pequena porta, mais estreita e baixa que o portal principal, mas em tudo idêntica, embora com florões nas engras; pequeno contraforte com c. de 1,60m de altura. Cabeceira rasgada por duas pequensa janelas rectangulares, com engras de cantaria decoradas. INTERIOR: nave úniva com cobertura em tecto de madeira; arco triunfal esculpido ladeado por dois retábulos, fazendo a transição para a a capela-mor, do lado do Evangelho São Sebastião e do lado da Epístola São Roque. Junto ao pavimento friso de azulejos; Retábulo-mor escultórico (2 m x 1,70 m), com brasão dos Menezes, figurando a Nossa Senhora da Misericórdia, que acolhe no seu manto dois grupos de figuras humana, à esquerda dignatários da igreja, estando entre eles um papa e um bispo, à direita reis e cavaleiros, e na predela Santa Bárbara, Santa Catarina, Santa Úrsula, e Santa Apolónia ladeando a Virgem com o Menino; nas janelas vitrais coloridos simples.

Materiais

Alvenaria rebocada (paredes), pedra (pavimento); pedra de Ançã (retábulos), madeira (tectos); madeira de castanho (portas), vidro.

Observações