Portal de Cidadania

Farol de Santa Catarina

Farol de Santa Catarina

O ponto de interesse Farol de Santa Catarina encontra-se localizado na freguesia de Buarcos no municipio de Figueira da Foz e no distrito de Coimbra.

Fortificação de forma triangular, forma desaconselhada pelos tratadistas por originar um ângulo muito agudo nas faces do baluarte. Esta forma é adoptada em Santa Catarina face às limitações do terreno disponível. Tem um farol integrado.

Planta triangular, apresentando no ângulo N. um meio baluarte e nos outros dois um baluarte cortado com faces em forma de cauda de andorinha; possui duas das bases das antigas cortinas, uma direita para N. e outra curva para S.. INTERIOR: no pátio subsistem pequenas casernas, um farol e a capela de Santa Catarina (v. PT020605110007).

Materiais

Observações