Arquitectura religiosa, renascentista. Igreja paroquial de planta regular longitudinal, com capelas colaterais da 2ª metade do séc.18 que documentam actividade das oficinas coimbrãs; retábulo da capela-mor do último quartel do séc. 17 com talha de "estilo nacional", decoração que cobre toda a estrutura, integra escultura de Nossa Senhora da Conceição; os retábulos colaterais são do séc.18; retábulo de madeira do séc.16 da Capela de Nossa Senhora da Piedade possui escultura em pedra do séc.15 de tipo coimbrão, a que falta mão esquerda; retábulo da Capela da Sagrada Família do séc.18; ornamentos da pia baptismal do séc.18 constituídos por florões, temática muito usual no barroco e rococó; sacristia apresenta vestígios dos retábulos pétreos renascentistas constituídos por 3 baixos relevos incrustrados e datados de 1560: " Aparecimento de Cristo a Madalena" de influência da oficina de João de Ruão, sobre o lavabo e "Adoração dos Magos" e "Deposição da Cruz" sobre o arcaz.
Planta composta, regular, longitudinal. Volumes articulados dispostos horizontalmente. Coberturas diferenciadas em telhados de uma e duas águas. Fachada principal orientada a 0. de pano único no qual sobressai portal rectangular composto por pilastras e entabelamento, com frontão curvo possuindo baixo relevo renascença com imagem de Nossa Senhora da Conceição ladeada por dois anjos; sobre pilastras dois pináculos piramidais; sobre portal rasga-se um óculo oval de moldura simples; fachada rematada por empena angular. Torre sineira à direita e recuada em relação à fachada principal apresenta cobertura em cúpula rematada com simulacro de lanternum, rodeada por quatro pequenos pináculos. Alçado S. articula-se através de vários volumes, anexos que se adossaram à nave; janela de recorte simples ilumina o interior. A capela-mor mais baixa e estreita constitui um corpo distinto coberto por telhado de duas águas, com volumetria de dois pisos e janela rectangular, adossada. Alçado N. possui volumetrias adossadas e duas janelas a nível do segundo registo. INTERIOR: nave única, capelas abertas nos seus flancos e fenestração a nível superior que a ilumina, cobertura simples em abóbada de berço em madeira. O altar-mor apresenta retábulo com três nichos e colunas torsas, de razoável trabalho de entalhador regional, e ainda altares colaterias. Do lado do Evangelho, rasgam-se duas capelas e o Baptistério: Capela de Nossa Senhora da Graça, dos Duques de Cadaval, com portal renascentista de arco com querubins ladeado por balaústes a suportar entabelamento interrompido ao meio por Brasão dos Braganças, mal interpretado, possui pequeno retábulo pétreo composto por duas pilastras e nicho central com imagem da Virgem, ricamente trabalhado e a Capela de Nossa Senhora da Esperança com arco de acesso composto por duas pilastras jónicas e entabelamento recto com inscrições, cobertura em abóbada de caixotões em pedra, pequeno retábulo simples com nicho entre duas colunas rematado por entabelamento e frontão com escultura da Virgem com o Menino, e revestimento a azulejos azuis e brancos. Entre estas duas capelas encontra-se o púlpito. Baptistério de espaço muito reduzido com pia baptismal ornada por festões. Do lado da Epístola rasgam-se três capelas e a sacristia: Capela da Sagrada família com portal à maneira da renascença com pilastras e «tondos» nas enjuntas; brasão com seis leões em pala e por timbre um leão dos Amaut; cobertura em abóbada esquartelada, e retábulo com tela a representar a Sagrada Família e algumas esculturas; Capela de Nossa Senhora da Piedade com portal semelhante aos anteriores, ladeado por balaústres com entabelamento direito, bustos de São Pedro e São Paulo nos óculos e brasão esquartelado *1; retábulo em madeira com escultura de Santa Viúva; Capela do Espírito Santo de portal renascença de boa qualidade, coberta por abóbada de aresta e imagem de Cristo. Sacristia possui arcaz, 3 relevos e vestígios de retábulo datado de 1560.
Materiais
Pedra, alvenaria, madeira, cimento, telha, vidro
Observações
*1 - mandada fazer por António de Almeida Botelho e sua mulher, segundo inscrição.