Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja Paroquial de Avantos

Igreja Paroquial de Avantos

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Avantos encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Avantos e Romeu no municipio de Mirandela e no distrito de Bragança.

Arquitectura religiosa, barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal composta por nave com coro-alto, capela-mor e sacristia adossada ao lado esquerdo. Fachada principal em empena encurvada, truncada por sineira dupla, rasgada por portal de verga recta circunscrito por pilastras e remate em frontão curvo, e por dois óculos circulares. Fachadas circunscritas por cunhais apilastrados e remates em cornija, sendo a lateral direita rasgadas por porta travessa de verga recta e duas janelas em capialço. Interior com coberturas em falsas abóbadas de berço abatido, em caixotões pintados, semelhantes aos da Igreja de Santa Eufémia de Lavandeira (v. PT010403070011), em Carrazeda de Ansiães. Pia baptismal no lado do Evangelho, sob o coro-alto e púlpito no mesmo lado. Capela lateral dedicada às Almas, de talha do estilo nacional. Retábulos colaterais de talha dourada e policromada joanina, que se prolonga sobre o arco triunfal. Retábulo-mor de talha dourada e policromada rococó, de três eixos, com enorme tribuna com trono e mísulas laterais. Igreja profundamente remodelada no período barroco, mas com fundação quinhentista, como se depreende dos vestígios manuelinos sobre o pórtico axial, nomeadamente o cogulho, que remataria um primitivo arco canopial e os dois óculos laterais, seguindo, embora de forma mais simplificada, o esquema da fachada da Igreja Matriz de Freixo de Espada-à-Cinta (v. PT010404020001). O pórtico apresenta arquitrave datada, encimada por frontão semicircular. Possui nas coberturas da nave e capela-mor caixotões de madeira com riquíssima representação de santos do hagiólogo católico, seguindo os da nave uma disposição heirárquica bem definida, dispondo, junto ao arco triunfal, os Apóstolos, Fundadores de Ordens Religiosas, Santos Mártires e Santas Mártires; nas ilhargas da capela-mor e na cimalha das da nave, sob a cornija surgem telas pintadas. Embutidos nas paredes da nave, dois confessionários confrontantes. O púlpito ostenta decoração rococó, tendo a particularidade de possuir um anjo tocheiro assente na guarda da escada de acesso. Dois arcos de volta perfeita rasgam-se nas paredes da nave, decorados com pinturas murais, revelando que se trataria de dois altares seiscentistas, desactivados na altura em que se criaram os retábulos colaterais, que os ocultam parcialmente, estes de talha dourada que se prolonga sobre o arco triunfal, também entalhado no seu intradorso. Sobre este, um nicho com imaginária, ladeado por dois anjos de vulto. Retábulo-mor do período rococó, realizado após a concepção da cobertura da nave, cujos primeiros caixotões estão encobertos pela talha dourada.

Planta longitudinal composta por nave e capela-mor, com sacristia adossada à fachada lateral esquerda. Volumes articulados de disposição horizontalista das massas, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na igreja e de três na sacristia. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, excepto a principal, que é em cantaria granítica aparente, com pilastras toscanas nos cunhais, coroadas por pináculos fusiformes sobre plintos paralelepipédicos lisos, e terminadas em cornija sobreposta por beirada simples. Fachada principal virada a O., terminada em empena curva, sublinhada por cornija, truncada por dupla sineira, com vãos em arco de volta perfeita, sobre pilares, albergando sinos, rematada em cornija recta sobreposta por cruz latina sobre peanha volutada e pináculos sobre plintos paralelepipédicos. É rasgada por portal de verga recta, ladeado por pilastras toscanas, sustentando arquitrave inscrita, friso com fenda de arejamento e frontão semicircular. Sobre o portal surge uma peanha de gomos que sustenta uma cruz latina de pé alongado e com resplendor, enquadrado por dois óculos circulares, moldurados. No cunhal existe silhar com antigo relógio de sol, muito delido. Fachada lateral esquerda com nave cega e a sacristia com janela rectilínea, moldurada e gradeada virada a O.; na fachada lateral direita, rasga-se na, nave, porta travessa de verga recta, de moldura simples, e janela de capialço, e, na capela-mor, uma outra semelhante; junto ao cunhal SO. existe superiormente modilhão. Fachada posterior cega, a da capela-mor terminada em empena, coroada por cruz latina de hastes trilobadas e resplendor, sobre pequena peanha. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco e faixa pintada de amarelo, cobertura em falsa abóbada de berço abatido, de madeira, integralmente preenchido com 75 caixotões pintados e enquadrados por talha decorada com florões, assente sobre cornija, surgindo, abaixo desta, mais 24 painéis; pavimento irregular em lajes de granito. Coro-alto de madeira, com balaustrada torneada, cujo acesso se processa pelo lado da Epístola, através de escada em cimento, forrada de madeira no segundo lanço, este protegido por guarda. Junto ao primeiro lanço, pia de água benta gomeada. No lado oposto, pia baptismal granítica, alteada por um degrau quadrangular, protegido por grades de ferro. No lado do Evangelho, púlpito quadrangular com bacia de cantaria, sustentado por mísula decorada por folhas e volutas estilizadas e guarda em talha policromada e dourada, num trabalho que se prolonga pela balaustrada da escada de acesso, cuja pilastra inicial é coroada por anjo tocheiro. Retábulo em talha dourada e policromada, dedicado às Almas e confrontantes arco de volta perfeita, moldurado, com pinturas murais nos painéis fundeiros. Ambos os arcos estão parcialmente encobertos pelos retábulos colaterais, em talha dourada e policromada, dedicados a Nossa Senhora do Rosário e Calvário, cujo entalhe se prolonga pelo arco triunfal, cujo intradorso se encontra igualmente entalhado, encimado por nicho em arco pleno com imaginária e ladeado por dois anjos. Capela-mor alteada por dois degraus, com pavimento lajeado e cobertura semelhante à da nave, com 28 caixotões. As paredes estão forradas com painéis de madeira, pintados com temática hagiográfica, seis no lado do Evangelho e sete no lado da Epístola, ambos sobre lambrim de pintura mural, com motivos geométricos. No lado do Evangelho, porta de verga recta, de acesso à sacristia. Retábulo-mor de talha dourada e policromada, de planta recta e três eixos, divididos por colunas de fuste liso, pontuado por concheados, e capitéis coríntios, assentes sobre plintos altos; no central, tribuna semicircular, coberta por semicúpula, com trono e baldaquino, surgindo, nos laterais, duas mísulas. Na base da tribuna, sacrário, assente em altar em forma de urna. Remate em frontão interrompido com anjos e espaldar recortado com o escudo português. Sacristia com pavimento lajeado e tecto de madeira, com lavabo de cantaria esculpida, embebido no muro E..

Materiais

Granito na estrutura, rebocado, excepto na fachada principal, nas molduras, sineiras, cunhais, pináculos e cornijas, pavimento, pia baptismal e de água benta, mísula do púlpito, escadas; xisto e granito nos muros de vedação; saibro nos pavimentos; madeira nas portas, bancos da igreja, coro-alto e escadas de acesso, coberturas e vigamentos, imaginária, retábulos, guarda do púlpito, confessionários e arcaz; telas pintadas; metal nas escadas exteriores, grades do baptistério, portões exteriores, tirantes e caixilharias; telha de aba e canudo; vidro simples nas janelas.

Observações

O relatório do Instituto José de Figueiredo, datado de 4 Janeiro 1991 refere a necessidade de uma intervenção na cobertura da sacristia porque esta mete água. Ou o problema apareceu de novo ou a intervenção realizada em 1986 foi deficiente.