Arquitectura religiosa, maneirista. Igreja paroquial de tradição maneirista de planta longitudinal e 1 nave, com frontaria orientada a S., em empena truncada por campanário de duas ventanas. No interior, retábulo do lado do evangelho em estilo neoclássico e retábulo da Epístola em talha barroca de estilo nacional; retábulo-mor em talha barroca, com elementos rocaille.
Igreja de planta longitudinal, composta por nave, capela-mor e sacristia, adossada a O., rectangulares. Volumes escalonados, tendo a igreja um telhado único de 3 águas e a sacristia um telhado de 3 águas. Fachada principal orientada a S., com cornija e terminada numa empena truncada por campanário de duas ventanas de arco pleno e sobrepujado por frontão triangular com um nicho vazado. Portal axial rectangular, sobrepujado por frontão triangular, com nicho no tímpano, encimado por cruz e com pináculos laterais. Sobre a verga do portal a inscrição: "1796". Lateralmente, dois óculos quadrilobados. No centro do frontispício sobre a cornija, um relógio circular. Alçados laterais em alvenaria rebocada, com molduras dos vãos e os cunhais apilastrados e coroados por fogaréus em cantaria. Possuem uma porta e duas janelas rectangulares com molduras de verga recta. Fachada posterior terminada em empena. Interior de uma só nave, com coro-alto de madeira, assente sobre mísulas, com acesso por escada de dois lances perpendiculares. No lado do Evangelho púlpito, assente sobre mísula, com balaustrada em madeira pintada de branco, com escada de acesso de um lanço, e altar com retábulo pintado e dourado, com dois nichos em arco canopial, enquadrados por colunas coríntias. No lado da Epístola capela de arco pleno com retábulo em talha dourada, enquadrada por colunas pseudo-salomónicas suportando arcos plenos, decorados com motivos vinícolas e putti. Tecto poligonal, em madeira; pavimento em soalho. Arco triunfal pleno assente em pilastras. Capela-mor com retábulo em talha dourada e pintada, com trono central, enquadrado por colunas pseudo-salomónicas, suportando entablamentos, decoração com volutas, motivos fitomórficos, e putti. Tecto em caixotões de madeira pintada; pavimento em lajeado de granito.
Materiais
Paredes em alvenaria rebocada, cantaria de granito no campanário, molduras dos vãos, cunhais e cornijas, cobertura em telha, pavimentos em soalho e granito, tectos, retábulos e coro-alto em madeira.
Observações
*1 - No largo junto á igreja existe um cruzeiro em granito, com a data de 1762 inscrita no pedestal, e que é constituído por um soco de 3 degraus, base, fuste, esfera e cruz.