Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Palácio na Rua dos Cavaleiros

Palácio na Rua dos Cavaleiros

O ponto de interesse Palácio na Rua dos Cavaleiros encontra-se localizado na freguesia de Castelo Branco no municipio de Castelo Branco e no distrito de Castelo Branco.

Recolhimento feminino seiscentista, de planta rectangular e dois pisos com diferenciação funcional e friso separador no exterior. Portais de lintel recto rematados por entablamento. Janelas de lintel recto quadrangulares no 1º registo e rematadas por entablamento no 2º registo. Empena recta com cornija. Pedra de armas sobre o portal principal. Escadaria interior de 3 lanços paralelos de direcção oposta e com patamar intermédio. Presença de dois portais idênticos, apenas diferenciados pela pedra de armas. Janelas do piso superior apresentam avental rebocado e base de varanda unida ao friso separador dos registos. Gárgula em forma de jarrão. Adaptação de parte do palácio a prédio de rendimento.

Planta rectangular. Disposição horizontalista das massas. Cobertura homogénea a 2 águas. Fachada principal: orientada a N.; 2 registos com friso separador; 1º registo: embasamento proeminente e lambril em chapiscado tirolês; portal principal de lintel recto rematado com entablamento e pedra de armas *2, ladeado por 3 janelas quadrangulares; portal secundário de configuração idêntica, ladeado por duas janelas quadrangulares cujo lintel se une ao friso superior e base de varanda; porta de lintel recto entaipada. 2º registo: 6 janelas de lintel recto, com avental rebocado e rematadas por entablamento balançado; empena recta com cornija; gárgula em forma de jarrão. Alçados laterais e posterior adossados. Interior: dois pisos com diferenciação funcional. Acesso ao piso nobre através do átrio e escadaria de 3 lanços paralelos de direcção oposta e com patamar intermédio.

Materiais

Granito, cantaria e alvenaria, aparelho isódomo; revestimento inexistente e reboco; madeira; telha de canudo e marselha.

Observações

*1 - DOF: Parte remanescente de palácio do século XVIII, na Rua dos Cavaleiros. *2 - o avental poderá resultar da anulação de janelas de sacada. *3 - fundado em 1865 pelo governador civil Guilhermino de Barros, já tentado pelos seus antecessores - Joaquim Xaiver Pinto da Silva (1866) e Aires Guedes Coutinho Garrido (1861), sendo nomeada a primeira direcção em 8 de Outubro de 1866.