Arquitectura religiosa, renascentista e manuelina. Convento franciscano capucho, arruinado com a igreja de planta longitudinal, com a fachada principal decorada em eixo, com portal, janela e remate em empena. Existência de coro-alto e cobertura em falsa abóbada de berço, de madeira. Claustro com dois pisos, a ala inferiro com arcadas e a superior com janelas de peitoril e de sacada. Gramática renascentista da fachada principal, decorada com vários nichos coroados por frontões triangulares.
Planta longitudinal, composta, regular, de volumes articulados de disposição na horizontal, actualmente sem cobertura. Fachada principal voltada a S., de dois panos rebocados e limitados por pilastras em granito com aparelho isódomo, sendo apenas perceptível o pano da Igreja com três arcos de volta perfeita entaipados, com impostas salientes em granito, material comum às ombreiras, formando moldura, tendo sido, em dois deles, abertas duas janelas com lintéis rectos e ombreiras em granito formando moldura. Superiormente, dois nichos com lintéis em arco perfeito decorados com concheados em granito e coroados por dois frontões triangulares. Janela com lintel em arco abatido e ombreiras em granito formando moldura, coroada por cornija simples e nicho semelhante aos já descritos. Remate da fachada em empena. Fachada O. com três panos rebocados e pintados a branco limitados por pilastras em granito com aparelho isódomo. Formada por dois arcos de volta perfeita com impostas salientes e ombreiras em granito formando moldura, encimada por um óculo com moldura de granito. Três janelas gradeadas com lintéis em arcos abatido coroados superiormente por cornija simples e ombreiras em granito formando moldura, dois janelos de rampa gradeadas com lintéis rectos e ombreiras em granito formando moldura *1. INTERIOR com espaços diferenciados e articulação entre os corpos aparente. Na Igreja, coro-alto sobre o que seria a galilé, acesso a um púlpito que existia do lado do evangelho. Arco triunfal em volta perfeita, com impostas salientes em granito, material comum às ombreiras formando moldura. Cobertura era em falsa abóbada, visível pelos arranques *2. Claustro de dois pisos, o inferior com três arcos de volta perfeita em cada ala. No andar superior, duas janelas de peitoril e uma de sacada, ambas de 2 folhas com bandeira, em cada ala. A sacada é em granito. Coberturas eram planas de madeira e o piso em lajeado de granito. O antigo refeitório mantém vestígios de pintura mural. No jardim, fontanário de planta octogonal em granito e um forno.
Materiais
Pedra granítica, reboco, madeira, ferro forjado.
Observações
*1 - apenas é possível fazer esta descrição uma vez que as outras fachadas já derrocaram ou encontram-se completamente tapadas por vegetação densa. *2 - três retábulos de talha dourada deste Convento, encontram-se na Capela de São Francisco no Fundão; o altar-mor foi oferecido pelos frades à Igreja da Misericórdia do Fundão (v. PT020504170009). *3 - foi o 1º inquisidor do Reino, natural da zona do Fundão, colaborador do Rei D. João III, quem cedeu os terrenos e ordenou a sua construção. *4 - recolhida para o Museu Municipal por José Alves Monteiro.