Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja de Nossa Senhora da Piedade

Igreja de Nossa Senhora da Piedade

O ponto de interesse Igreja de Nossa Senhora da Piedade encontra-se localizado na freguesia de Santo Quintino no municipio de Sobral de Monte Agraço e no distrito de Lisboa.

Arquitectura religiosa, manuelina, maneirista e barroca.Igreja paroquial de características rurais de planta longitudinal de 3 naves escalonadas divididas por arcos formeiros a pleno centro sobre colunas, e cabeceira tripla comunicante, de influência mendicante. O templo reflecte as alterações sofridas e sucessão de gostos decorativos. Da hipotética origem medieval subsiste um vão cego de moldura em arco quebrado. Portal manuelino em arco polilobado enquadrado por pilastras e decorado com grutescos. Capela-mor e absidíolos cobertos com abóbadas polinervadas sobre mísulas. Revestimentos azulejares quinhentistas de aresta nas mesas de altar e enxaquetado do absidíolo do Evangelho. Azulejos maneiristas de ponta de diamante no baptistério; barrocos, de produção joanina (figurativos, albarradas e padronagem) nas naves; rococós na capela-mor. José Rego julga encontrar nesta igreja uma composição de influência flamenga. Na fachada principal, à dir. do portal, um arco quebrado cego de moldura chanfrada sem qualquer função aparente em termos estruturais ou de acesso ao interior, aponta para um testemunho arquitectónico da existência de uma igreja anterior à campanha de obras manuelina, sendo que as Inquirições de D. Afonso III e as Visitações do séc. 14 referem uma igreja de Santa Maria de Monte Agraço cuja localização se desconhece, e que um alvará de D. Manuel autorizava a prática de festas "como antigamente se costumava fazer". Provável vestígio de templo precedente do manuelino são 3 capitéis do período romanico-gótico encontrados no terreno circundante e arrumados no interior da igreja. A decoração arquitectónica de grutescos da arquivolta e das pilastras que enquadram o portal principal é nitidamente baseada em esquemas compositivos e decorativos divulgados por gravuras italianas, (como as de Nicoletto Rosex da Modena) e do Norte da Europa (Alemanha e Flandres), datadas dos séculos 15 e 16. A estrutura da caixa murária que medeia entre os arcos do portal principal e o gablete regista grande irregularidade na disposição e colocação dos blocos pétreos.

Planta longitudinal composta por corpo da igreja rectangular de 3 naves, cabeceira de 3 capelas escalonadas e comunicantes. A N, torre sineira quadrangular e capela adossada, a N e S. Massa horizontalizante de volumes articulados cobertos por telhados de 1, 2 e 3 águas. Frontespício orientado rematado em empena, tendo ao centro pórtico de arco conopial entre pilastras decoradas com grutescos unidas superiormente por espécie de gablete e encimado por óculo; à direita vão cego de arco quebrado. Torre de 2 registos com 4 sineiras de arco pleno, rematada por cúpula bolbosa entre fogaréus. Fachada S com 3 janelas, uma delas cega, e corpo da capela lateral. Cabeceira com janelas e fresta, coroada por platibanda, sendo a ábside reforçada por contrafortes postos em oblíquo, escalonados. Na fachada lateral N corpo da capela lateral com 2 janelas e portal em arco conopial no corpo da igreja. INTERIOR: 3 naves com 5 tramos e com arcos formeiros plenos, sobre colunas divididas por anel e com capitéis com motivos vegetalistas estilizados e pequenas volutas; a O guarda-vento onde assenta coro-alto; cobertura de tecto de masseira. As paredes são revestidas a azulejos formando 3 níveis, tendo no 1º albarradas e nos superiores azulejos de padrão tipo tapete; a E, sobre os arcos quebrados dos absidíolos, azulejos figurativos. No canto NO baptistério circular cupulado e revestido a azulejos de ponta de diamante; no lado da Epístola, retábulo de mármores polícromos com 2 peanhas e nicho central. Na nave S capela forrada a azulejos com passos da vida de São Quintino, retábulo de mármore com imagem do padroeiro e abóbada pintada. Na nave central, sobre os arcos formeiros, azulejos de padrão em 2 níveis; arco triunfal quebrado encimado por nicho com "Calvário" ladeado por painéis de azulejos figurativos da "Anunciação" e "Visitação". A capela lateral N desenvolve-se a partir de um vão moldurado em arco rebaixado e é iluminada por 2 janelas laterais e coberta com abóbada de perfil abatido, revestida de estuque pintado e paredes marmoreadas. A capela-mor é revestida lateralmente com azulejos de perfil recortado formando silhar e a parede testeira com azulejos de padrão; mesa de altar com azulejos hispano-árabes de aresta; cobertura abobadada. Absidíolos abobadados, tendo o do lado do Evangelho mesa de altar com azulejos de aresta e uma pintura sobre tábua figurando "Cristo na Cruz".

Materiais

Estrutura de alvenaria rebocada, abóbadas e cantarias calcárias. Azulejos, mármore, madeira e telha.

Observações