Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de São Sebastião

Capela de São Sebastião

O ponto de interesse Capela de São Sebastião encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de São João das Lampas e Terrugem no municipio de Sintra e no distrito de Lisboa.

Arquitectura religiosa, manuelina. Capela rural de pequenas dimensões, de planta longitudinal com nave única, arco triunfal decorado com motivos vegetalistas e capela-mor quadrada abobadada de polinervuras com combados sobre mísulas esculturadas com motivos vegetalistas e antropomórficos. Conjução dos motivos de rosetas, habitualmente isolados, com caules ondulantes, no arco-triunfal.

Planta longitudinal, composta por 1 rectângulo correspondente à nave, a que se justapõe ábside quadrangular. Volumes articulados de massa horizontalista. Coberturas diferenciadas de telhados a 2 águas. Frontespício orientado, sem embasamento, rasgado por portal em arco quebrado de moldura facetada e rematado em empena com cruz pétrea no topo e pequeno campanário à dir.. Fachada S.: pano da nave com uma porta em arco rebaixado e um contraforte proeminente coberto por aba de telhado, que se repete na fachada contrária, cega; ambas rematadas em cornija sob beiral. Cabeceira: com uma fresta a S. e cega nas restantes fachadas, rematada em cornija sob beiral lateralmente e em empena na fachada posterior. INTERIOR: nave única coberta com tecto de masseira; duas imagens, de São Sebastião e São João *1, sobre peanhas simples, ladeiam o arco triunfal pleno, emoldurado por toro liso sobre colunelos com bases oitavadas e capitéis vegetalistas, e decorado com caules entrelaçados e floridos intercalados por rosetas, que se elevam de cestos, e com capitel de folhagem que abrange o intradorso do arco. Capela-mor ladeada por bancos de pedra com revestimento de azulejos de padrão, iluminada por uma pequena janela de capialços profundos a S.; pavimento lajeado com degrau e cobertura em abóbada polinervada de combados sobre mísulas vegetalistas e antropomórficas, e decorada com bocetes florais, o do centro com flechas alusivas ao martírio de São Sebastião; na parede testeira um nicho de pedra e mesa de altar com frontal revestido a azulejos de padrão *2.

Materiais

Cantarias de calcário; alvenaria mista rebocada; azulejos; madeira; telhas.

Observações

*1 - as imagens estavam à guarda da Igreja Paroquial da Terrugem; *2 - Os azulejos primitivos eram hispano-mouriscos.