Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja Paroquial de Tabuadelo

Igreja Paroquial de Tabuadelo

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Tabuadelo encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Tabuadelo e São Faustino no municipio de Guimarães e no distrito de Braga.

Arquitectura religiosa, românica e barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal, com uma só nave e capela-mor, com sacristia adossada. Fachada principal em empena truncada por sineira, rasgada por portal em arco pleno. Fachadas laterais da capela-mor rematadas por cachorrada. Porta travessa com impostas destacadas. Interior com pavimento em taburnos, com pia baptismal românica e capela-mor remodelada possivelmente no início do séc. 18, com cobertura em tecto de masseira de madeira e retábulo de talha ainda com estrutura maneirista, mas com elementos decorativos já típicos do barroco nacional. A igreja apresenta semelhanças com a já desaparecida Igreja de Santa Eulália de Pentieiros. A fachada lateral conserva ainda um portal primitivo, possivelmente ainda da construção do séc. 10. O retábulo apesar do avançado estado de degradação apresenta qualidade plástica quer a nível decorativo quer nas pinturas da tabela do remate.

Planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, rectangulares, em eixo, e sacristia, também rectangular, adossada lateralmente a S., à nave e capela-mor. Volumes escalonados de dominante horizontal, com coberturas diferenciadas em telhados uma água na sacristia e duas águas na nave e capela-mor. Fachadas em alvenaria de granito em fiadas de aparelho pseudo-isódomo. Fachada principal orientada, em empena truncada por sineira com ventana em arco pleno, rematada por cornija quebrada, com cruz latina no vértice, de secção quadrangular. Portal principal em arco pleno, com aduelas largas e curtas. Fachadas laterais rematadas por duplo beira, na nave, e cornija sobre cachorrada, na capela-mor. São rasgadas por janelão rectangular, em capialço, na nave, e pequena janela rectangular, na capela-mor. A fachada lateral S. possui porta com impostas destacadas, na nave, e sacristia com porta de verga recta, no pano voltado a O., e pequena janela rectangular, confrontante. Fachada posterior em empena, rasgada por fresta. INTERIOR rebocado e caiado, com largo rodapé pintado de preto. A nave, com tecto em telha vã e pavimento em taburnos de madeira com guias de granito, é iluminada por dois janelões confrontantes. Porta principal ladeada por pia baptismal, com taça monolítica, circular, no lado do Evangelho, e no oposto pia de água benta, circular, fragmentada. Do lado do Evangelho, ainda é visível o local onde se encontrava o púlpito, assim como o recorte das escadas. No lado da Epístola, porta travessa ladeada por pia de água benta, circular. Arco triunfal pleno, ladeado por vãos com arco pleno parcialmente oculto. Capela-mor com porta do lado da Epístola, de comunicação com a sacristia. Tecto em masseira de madeira e pavimento também de madeira. Parede testeira com retábulo-mor de talha policroma, a branco, vermelho, azul e dourado. Planta recta, com três eixos, com remate em entablamento e tabela rectangular, com duas tábuas com imagens de Santas pintadas, circunscrita por aletas estilizadas. Nicho central em arco pleno, ladeado por outros dois rectangulares com porta, que seria envidraçada. Banco com decoração volutada e de querubins.

Materiais

Estrutura, pias de água benta, pia baptismal e molduras dos taburnos, de granito; portas, janelas, taburnos, tecto da capela-mor e retábulo-mor, de madeira; cobertura exterior de telha de canudo; grades das janelas, de ferro.

Observações

*1 - O quadro de São Gregório Magno, pintado por António Vaz, faz parte do espólio do Museu Alberto Sampaio, de Guimarães.