Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Santo António

Capela de Santo António

O ponto de interesse Capela de Santo António encontra-se localizado na freguesia de Colares no municipio de Sintra e no distrito de Lisboa.

Arquitectura religiosa, rural e de grande simplicidade. Decoração azulejar seiscentista combinando um revestimento de padronagem com painéis de composição figurativa. Interessante exemplo de revestimento azulejar seiscentista composto por azulejos de padrão nos quais se integram painéis de composição figurativa, formando um conjunto de grande riqueza cromática e impacto cénico.

Planta longitudinal composta por nave única, capela-mor rectangular e dependências de apoio anexadas a N. Volumes articulados e coberturas diferenciadas com telhado de 1 e 2 águas. Frontespício orientado a O. e terminado em empena; portal axial entre pilastras, com verga recta encimada por frontão triangular sobrepujado por nicho com imagem de Santo António e janela quadrangular. Remata a empena pequena cruz. Interior revestido a azulejos de padrão organizados em 2 níveis, sendo o superior policromo, no qual se integramr vários painéis, também policromos, alusivos a Santo António. Coro-alto, 2 vãos colaterais de portas hoje entaipadas e púlpito quadrado com teia de madeira no lado do Evangelho; abóbada de berço decorada com motivos geométricos em estuques. Capela-mor forrada a azulejos de padrão, em 2 andares, e abóbada de berço formando caixotões decorados com motivos geométricos; retábulo de talha azul e branca com 2 mísulas enquadrando nicho, todos com imagens; remate em frontão interrompido. Porta no lado da Epístola faz a comunicação com a sacristia.

Materiais

Alvenaria rebocada e cantaria calcária. Azulejos, madeira e estuques pintados. Pavimento de madeira e cobertura de telha.

Observações

Ainda hoje se realizam na aldeia do Penedo as tão famosas festas em louvor do Divino Espírito Santo. A capela é de dupla invocação: Nossa Senhora das Mercês e Santo António. É possível que já em 1527 existisse no Penedo uma capela, pois esta era a 3ª maior povoação da freguesia de Colares e já ali existiam 2 clérigos; com o aumento de importância no séc. 17 tornava assim fundamental a sua reformulação.