Arquitectura civil, cultural e recreativa, oitocentista. Coreto de planta octogonal, com pódio parcialmente revestido a azulejos de padrão industriais, rasgado por portas e janelas jacentes. Palco projectado para o exterior sustentado por colunelos estriados de granito, com guardas de ferro decoradas. Cobertura a oito águas em chapa de zinco ondulada com pináculo no vértice, suportada por colunelos de ferro, decorados, superiormente com decoração rendilhada. Interiormente, no pódio, dois sanitários independentes e pendente da cobertura do palco grande candeeiro de ferro trabalhado.
Planta octogonal centralizada, apresentando pódio com metade inferior revestida a granito e a superior a azulejos de padrão industriais policromos a amarelo e azul, com as faces voltadas a SO. e NE. rasgadas por portas, inferiormente desenvolvidas abaixo da cota do terreno precedidas por escadas perpendiculares, de acesso aos sanitários. As restantes faces são rasgadas por janelas rectangulares jacentes gradeadas. Superiormente, o pódio projecta-se para o exterior, formando o palco, suportado por simulação de arcaria abatida, sobre colunelos estriados de granito, encimados por mísulas volutadas. Acesso ao palco, a E., por escadas de ferro. Palco protegido por guardas de ferro decoradas com liras, entre pequenos panos recortados que se desenvolvem nos ângulos. Ao centro, estrutura de ferro composta por colunelos decorados, com candeeiros, também de ferro e superiormente decoração rendilhada, suportando a cobertura a oito águas em chapa de zinco ondulada, com pináculo no vértice. Interiormente, apresenta pendente da cobertura grande candeeiro de ferro trabalhado.
Materiais
Estrutura de granito; pódio parcialmente revestido a azulejos; grades de portas e janelas, guardas, escadas, estrutura da cobertura e candeeiro em ferro; portas de madeira.
Observações