Igreja paroquial construída no séc. 16, com planta retangular composta por três naves, cobertas por abobadadas à mesma altura. Apresenta fachada-torre, formando nártex inferiormente e pórtico com a típica organização tipo retábulo. Conserva restos de frescos e retábulos de talha joanina.
Planta rectangular composta de corpos bem definidos, com 3 naves de 5 tramos e capela-mor rectangular. Possui um sistema de cobertura diferenciado de duas águas. A fachada principal, inserida numa impotente torre de cantaria que lhe dá um aspecto um tanto mais verticalista, ostenta portal renascença de arco pleno, tendo a ladeá-lo e a encimá-lo três ordens de colunas coríntias onde se abrem sete nichos com as respectivas imagens. Estas colunas encontram-se gateadas à parede. Rematando a composição, rasga-se uma janela também de arco pleno, sobrepujada por um frontão vazado assente na arquitrave e sustentada por duas colunas. A cerca de 30 metros de altura situa-se uma varanda em granito. O alçado lateral S. apresenta-se apoiado em sete contrafortes existindo entre o terceiro e o quarto um portal protegido por enorme alpendre abobadado. Ostenta a data de 1567 e inclui uma imagem de Nossa Senhora do Coberto. O alçado lateral S. mostra igual número de contrafortes e apresenta um portal em arco pleno tendo nele sido esculpida a data de 1566 e um relevo mostrando a imagem do Padre Eterno. O alçado posterior apresenta uma capela-mor com três vãos de iluminação. Tem-se acesso ao interior através de um endonártex. O interior apresenta as naves sensivelmente à mesma altura, com abóbada nervada em granito sustentada por oito colunas. Possui um coro que se pode dividir em três corpos existindo no corpo central um órgão do séc. 18. O baptistério situa-se no lado da Epístola por baixo do coro-alto. A igreja possui quatro altares laterais. O altar-mor ostenta precioso retábulo setecentista executado em 1752 por Jacinto da Silva. As pinturas murais existentes neste local são da autoria de Francisco Bernardo Alves e representam a "Última Ceia" e "A Virgem Comungando". Além da zona do retábulo destaca-se o enorme cadeiral do cabido. Os altares do lado do evangelho são dedicados a Nossa Senhora do Rosário e aos apóstolos Pedro e Paulo. Ainda neste lado está exposto o triptico gótico representando cenas da vila de São Joaquim e Santa Ana. Do lado oposto, os altares são dedicados a Santo António e às Almas.
Materiais
Granito, argamassa, barro, madeira, vidro
Observações