Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja Paroquial de Grijó de Vale Benfeito

Igreja Paroquial de Grijó de Vale Benfeito

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Grijó de Vale Benfeito encontra-se localizado na freguesia de Grijó no municipio de Macedo de Cavaleiros e no distrito de Bragança.

Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal e 1 nave, com frontaria em empena truncada por campanário de duas ventanas. No interior, retábulo da Epístola em talha barroca de estilo nacional, com elementos decorativos joaninos; retábulos laterais em talha barroca de estilo nacional, com frontões em talha joanina; arco triunfal revestido a talha joanina; retábulo-mor e tecto da capela-mor em estilo maneirista.

Igreja de planta longitudinal, composta por nave, capela-mor e sacristia, adossada a N., rectangulares. Volumes escalonados, tendo a igreja um telhado único de 3 águas e a sacristia um telhado de 3 águas. Fachada principal orientada a NO., terminada numa empena truncada por campanário com duas ventanas de arco pleno e rematado por entablamento e frontão triangular. O frontão é coroado por uma cruz sobre pedestal, ao centro, e por dois pináculos laterais. Portal axial rectangular, sobrepujado por entablamento e frontão triangular interrompido por cruz pomeada sobre esfera e com pináculos laterais. Sobre a verga do portal está a inscrição: "HEC EST DOMVS DEI ET PORTA CAELI", sobre o friso do portal "MARTINHO.Aº.OFES NO ANO D 1680". O portal é encimado por um relógio circular com moldura quadrangular. Alçados laterais em alvenaria rebocada, com molduras dos vãos e os cunhais apilastrados coroados por pináculos em cantaria. Fachada N. com porta rectangular encimada por cornija, nesta parede foi adossado um pequeno corpo rectangular para colocação de altar e retábulo. Fachada S. com 2 janelas rectangulares, na nave e na capela-mor. Sacristia com porta rectangular na fachada O., janela na fachada posterior e a inscrição: "IOSE SOBRAL FES AN D 1754", no alçado N.. Interior de uma só nave, com coro-alto de madeira, com acesso por escada de dois lances perpendiculares. No lado da Epístola retábulo em talha dourada e pintada, embutido na parede, com colunas pseudo-salomónicas suportando arcos plenos, decoração com volutas, anjos e baldaquinos; o conjunto é enquadrado por 8 quadros de cada lado, pintados em madeira e representando cenas da Paixão. Pavimento em tijoleira; tecto de madeira, de perfil curvo. Arco triunfal pleno, pintado interiormente com motivos fitomórfico, em tons de encarnado e azul, com a data de 1780, e exteriormente decorado a talha dourada e policroma com motivos em asa de morcego. Lateralmente, postos de ângulo, dois retábulos em talha dourada e policroma, com colunas pseudo-salomónicas suportando arcos plenos, decoradas com motivos vinícolas; são coroados por frontões decorados com motivos em asa de morcego e volutas. Na profundidade entre o arco triunfal e os retábulos laterais falso tecto com 16 quadros sobre madeira, representando os Apóstolos e os Doutores da Igreja. Capela-mor com lambril de azulejos e retábulo em talha dourada, de trono central em que se encontra uma pomba, representando o Espírito Santo, lateralmente encontram-se quadros pintados sobre madeira, enquadrados por colunas salomónicas e representando São Francisco - do lado do Evangelho e São Caetano - do lado da Epístola. O tecto é oitavado, em madeira pintada, com motivos fitomórficos. Pavimento em lajeado de granito.

Materiais

Paredes em alvenaria rebocada, cantaria de granito no campanário, molduras dos vãos, cunhais e cornijas, cobertura em telha, azulejos nas paredes interiores, pavimentos em tijoleira e granito, tectos, retábulos e coro-alto em madeira.

Observações