Portal de Cidadania

Capela de Santo Cristo

Capela de Santo Cristo

O ponto de interesse Capela de Santo Cristo encontra-se localizado na freguesia de Castro Vicente no municipio de Mogadouro e no distrito de Bragança.

Arquitectura religiosa, quinhentista. Capela quinhentista, de pequenas dimensões, destacando-se pela presença de alguns elementos notáveis, nomeadamente pelas pinturas murais quinhentistas.

Planta rectangular mostrando na fachada principal um portal com viga ladeada por pedras figurando pontas de diamante e rematada por faixa saliente. Na empena, rematada por campanário, tem uma cartela com data inscrita de 1921 sobrepondo-se-lhe figuração de relógio. Na parede de cabeceira, pelo exterior, mostra três representações antropomórficas de granito prováveis elementos de cachorrada de um templo anterior ao actual. No interior, atrás do altar-mor de talha polícroma de sabor popular, possui pinturas murais sendo visíveis a representação do mártir São Sebastião (a parte inferior do corpo e um braço atado) e uma outra figura talvez representando um anjo de cruz alçada. Observa-se ainda um friso com ornamentação encanastrada visível aos lados do altar continuando depois aos pés do São Sebastião. Predominam as cores laranja e verde

Materiais

Estrutura de granito; cal (rebocos); tintas (pinturas murais, têmpera sobre reboco de cal).

Observações

EM ESTUDO. Actualmente existe uma capela dedicada a São Sebastião à entrada da aldeia.