Arquitectura religiosa, vernácula. Capela de planta longitudinal com espaço indeferenciado e cobertura interior uniforme em tecto, iluminada por janelas de verga recta rasgadas na fachada principal e por janela de verga recta na fachada lateral direita à altura do altar-mor. Fachada principal rasgada por portal de verga recta encimado por cornija e ladeado por janelas de verga recta. Remate em empena troncada, no vértice, por sineira em arco de volta perfeita e remate em arco apontado. Visível, à esquerda, o corpo da sacristia ligeiramente recuado, adossado à nave, rasgado por janela de verga recta. Fachadas circunscritas por cunhais simples, firmados por pináculos piramidais, percorridas por embasamento em cantaria na fachada principal e laterais e remate em cornija e beiral. Fachada posterior rasgada por fresta no corpo do anexo.
Planta longitudinal rectangular, com anexo e sacristia adossados à fachada lateral esquerda. Cobertura homogénea em telhado de duas águas sobre a nave e uma água sobre o anexo e sacristia. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, circunscritas por cunhais simples, os da fachada principal rebocados e pintados de cinzento, firmados por pináculos piramidais, percorridas por embasamento em cantaria na fachada principal e laterais e remate em cornija e beiral. Fachada principal, voltada a NE., rasgada por portal de verga recta moldurado, encimado por cornija e ladeado por janelas de verga recta molduradas protegidas por caixilho de madeira com vidro e gradeamento em ferro. Remate em empena truncada, no vértice, por sineira em arco de volta perfeita e remate em empena com cruz relevada no fecho, assente sobre falsa mísula. Visível, à esquerda, o corpo da sacristia ligeiramente recuado, adossado à nave, rasgado por janela de características semelhantes às da fachada principal, mas de maiores dimensões e, mais recuada, fachada de casa em ruínas adossada ao corpo do anexo e à fachada posterior da sacristia. Fachada lateral esquerda, virada a SE., cega. Fachada lateral direita, virada a NO., rasgada por janela de verga recta protegida por caixilho com vidro. Fachada posterior em empena, com cruz sobre soco no vértice, cega. Visível, à direita, o corpo do anexo rasgado por fresta rectangular. INTERIOR rebocado e pintado de branco percorrido por azulejo de padrão policromo azul e amarelo sobre fundo branco formando silhar, rematado por friso e percorrido por rodapé no mesmo material. Cobertura uniforme em masseira rebocada e pintada de branco e pavimento em ladrilho de cerâmica formando desenho geométrico com flor decorativa ao centro. Face à porta principal, do lado da Epístola, pia de água benta em cantaria, circular com gomeados pouco relevados na base. À altura do retábulo-mor, do lado da Epístola, nicho rectangular e a troncar o friso em azulejo, nicho em arco apontado, ambos escavados na espessura do muro. Na parede testeira, sobre supedâneo de um degrau, assente em altar em forma de sarcófago, retábulo-mor de madeira com o fundo pintado a azul e elementos decorativos marcados a castanho, de planta recta de um só eixo, apresentando três molduras com nicho saliente da estrutura e protegido por vidro, sobre soco, rematado em arco contracurvado, no centro. Delimitado por colunas jónicas encimadas por elemento decorativo em forma de pequeno vaso. Nos painéis laterais surgem mísulas onde assenta estatuária, protegidas por decoração em volutas. Remate em frontão triangular, decorado com volutas, interrompido no vértice por elemento decorativo encimado de folhagem. Tímpano decorado com resplendor solar. Do lado do Evangelho porta de verga recta de acesso à sacristia.
Materiais
cantaria, telha, azulejo, ladrilho de cerâmica.
Observações
*1- segundo informações do presidente da Junta de Freguesia de Travassô, Mário Ramos Martins, o lugar da Aldeia em Almear pertence civilmente à freguesia de Segadães (os habitantes estão recenseados em Segadães) e canonicamente freguesia de Travassô (os seus habitantes são sepultados em Travassô).