Arquitectura religiosa, maneirista e novecentista. Igreja paroquial de planta longitudinal de volumes escalonados, composta por três naves, sendo a central mais elevada com presbitério e capela-mor mais baixa e mais estreita; anexo no prolongamento do corpo da nave lateral esquerda a O. e adossado a esta a E., sanitários adossados à esquerda da nave central, torre sineira adossada à direita, capelas colaterais no prolongamento das naves sendo a da nave lateral direita visível do exterior e sacristias adossadas, respectivamente, às fachadas lateral esquerda e direita da capela-mor. Coberturas interiores diferenciadas em tecto de cinco panos divididos por 40 caixotões na nave central, rebocado e pintado de branco nas naves laterais e de madeira dividida em 18 caixotões pintados com cenas da vida de Santo André, delimitados por molduras, na capela-mor. Naves iluminadas por seis janelas confrontantes em arco de volta perfeita e na capela colateral do lado da Epístola por uma janela em arco de volta perfeita ladeada de janelas em arco apontado; capela-mor iluminada pela luz natural das naves. Fachada principal rasgada por vãos em eixo composto por portal de verga recta encimado por óculo circular. À direita, adossada à nave, torre sineira composta de dois registos delimitados por friso, rasgada no segundo registo por ventanas em arco de volta perfeita molduradas. Fachadas circunscritas por cunhais em forma de pilastras toscanas na fachada principal e posterior e rebocados e pintados de branco na extremidade da nave, firmados por pináculos, percorridas por embasamento em betão e rasgadas por duas janelas em meias lunetas, duas janelas em arco de volta perfeita, janela jacente e duas portas na fachada lateral esquerda e por duas portas uma delas ladeada por janela em arco de volta perfeita e janela jacente na fachada lateral direita. Interior com coro-alto assente em plataforma e baptistério no sub-coro, no corpo da torre sineira. Capelas colaterais no prolongamento das naves laterais. Retábulo-mor e retábulos colaterais de talha barroca de estilo nacional.
Planta longitudinal de volumes escalonados, composta por três naves sendo a central mais elevada com presbitério, capela-mor mais baixa e mais estreita, anexo no prolongamento do corpo da nave lateral esquerda a O. e adossado a esta a E., sanitários adossados à esquerda da nave central, torre sineira adossada à direita, capelas colaterais no prolongamento das naves sendo a da nave lateral direita visível do exterior e sacristias adossadas, respectivamente, às fachadas lateral esquerda e direita da capela-mor. Volumes articulados com cobertura diferenciada em telhados de duas águas na nave central e capela-mor, de uma água nas naves laterais, anexo, sacristias e sanitários e em coruchéu piramidal rasgado por abertura em arco de volta perfeita a N., encimado por cata-vento, na torre sineira. Fachadas com pés direitos diferentes adaptando-se ao desnível do terreno rebocadas e pintadas de branco, circunscritas por cunhais em forma de pilastras toscanas na fachada principal e posterior e rebocados e pintados de branco na extremidade da nave, firmados por pináculos, piramidais na nave e capela-mor, percorridas por embasamento em betão. Remates em cornija e beiral. Fachadas rasgadas por janelas assentes em cornija à excepção das janelas em meias lunetas, protegidas por caixilhos em madeira e vidros e portas de verga recta. Fachada principal em empena com cruz sobre soco no vértice, virada a O., rasgada por portal de verga recta em cantaria a que se tem acesso por dois degraus, encimado por óculo circular. À esquerda, adossado à nave, o volume dos sanitários rasgado por duas portas. À direita, torre sineira composta de dois registos delimitados por friso, rasgada no primeiro registo por porta na face E., a que se tem acesso por escadas, e no segundo registo por ventanas em arco de volta perfeita molduradas. Visível, à esquerda, o corpo da nave lateral, recuado, rasgado por porta a que se tem acesso por três degraus, encimada por janela em meia luneta. Fachadas laterais rasgadas, nos volumes das naves, por seis janelas confrontantes em arco de volta perfeita. Fachada lateral esquerda virada a N., rasgada por duas janelas em meias lunetas no anexo situado a O., duas janelas em arco de volta perfeita no anexo situado a E. e janela jacente e porta no volume da sacristia. Fachada lateral direita rasgada por porta a que se tem acesso por escadas no corpo da nave central e por porta ladeada por janela em arco de volta perfeita e janela jacente no volume da sacristia. Fachada posterior cega, em empena com cruz sobre soco no vértice na capela-mor e em meia empena nos volumes das sacristias. No corpo recuado da capela colateral, à esquerda, rasgam-se uma janela em arco de volta perfeita ladeada por duas janelas em arco apontado e no corpo do anexo à direita, também recuado, abre-se uma porta. INTERIOR de 3 naves, rebocado e pintado de branco percorrido por rodapé de madeira à excepção das paredes das naves laterais, que ladeiam o coro alto, que são revestidas de madeira. Cobertura de madeira de cinco panos divididos por 40 caixotões na nave central, com três tirantes, e rebocado e pintado de branco nas naves laterais. Pavimento em tijoleira percorrido por alcatifa vermelha formando corredor central. Coro-alto assente em plataforma com guarda balaustrada de madeira e acesso por porta do lado da Epístola. Sub-coro protegido por guarda vento com muro vazado por grandes janelas rectangulares com caixilhos de madeira e vidro e com guarda de madeira, interrompido ao centro por arco de volta perfeita formado por caixilhos de madeira e vidro, percorrido por azulejos de padrão monócromo azul sobre fundo branco formando silhar rematado por friso do mesmo padrão e cobertura em tecto plano rebocado e pintado de branco. No sub-coro, no corpo da torre sineira, capela lateral com acesso em arco de volta perfeita em cantaria, protegido por porta em ferro e cobertura em abóbada de berço em cantaria. Face à parede testeira mesa de altar em madeira. No prolongamento da nave lateral esquerda capela colateral com acesso em arco de volta perfeita, apresentando parede testeira revestida a madeira. No prolongamento da nave lateral direita capela colateral elevada por um degrau e acesso em arco abatido, rasgada na parede testeira, por arco de volta perfeita dando acesso à sacristia, sendo esta delimitada por falsa parede de madeira com porta. Na capela, pia baptismal*¹ poligonal em marmorite, assente sobre plinto. Presbitério elevado por dois degraus e pavimento em lajeado de cerâmica. Arco triunfal de volta perfeita em cantaria, assente em pilastras, ladeado por nichos colaterais em arco de estrutura semelhante a este que abrigam retábulos semelhantes entre si, dedicados à Nossa Senhora do Rosário (Evangelho) e a Santo André (Epístola). Capela-mor com cobertura de madeira dividida em 18 caixotões pintados com cenas da vida de Santo André, delimitados por molduras em cordões entalhados e dourados com flor decorativa nos ângulos, assente em friso e cornija e pavimento semelhante ao do presbitério. Retábulo-mor de talha dourada com vestígios de policromia apresentando estrutura retabular inteiramente revestida com decoração fitomórfica pontuada com querubins e putti, de planta côncava e um eixo delimitado por quatro colunas salomónicas decoradas com pâmpanos, pássaros e pequenos anjos, ladeadas por pilastras, assentes sobre plintos. No eixo, delimitada por arco de volta perfeita assente sobre pilastras, tribuna profunda com trono de exposição de três degraus altos e decorados, com fundo apresentando vestígios de pintura e cobertura em abóbada de berço assente sobre cornija e paredes divididas em painéis. Sobre o trono de exposição um Cristo atado à coluna. Remate do retábulo constituído por uma série de arquivoltas que prolongam os caracteres que tinham nos pés direitos, com as curvas dos semicírculos, formadas por segmentos, ligadas e cobertas por elementos radiantes, também de talha, sendo os dos eixos exteriores rematados por querubins, os dois outros por um par de anjos e o do eixo central por dois anjos segurando um medalhão oval com inscrição ilegível. Altar em forma de caixa com frontal revestido a azulejos de padrão monócromo verdes e amarelos, ladeado e encimado por moldura em talha dourada com decoração fitomórfica sobre o qual surge sacrário com porta decorada com temática representando São João Baptista encimada por frontão em arco de volta perfeita decorado com querubim, delimitado por moldura com decoração fitomórfica e querubins e ladeado e encimado por decoração fitomórfica com dois anjos em posição centralizada segurando uma grinalda e Cruz com Cristo Crucificado no vértice. Paredes laterais rasgadas por arcos de volta perfeita de acesso às capelas colaterais.
Materiais
Cantaria, azulejo, tijoleira, lajeado de cerâmica, pedra marmorite, madeira, telha, ferro.
Observações
*1- pia baptismal encontrava-se inicialmente na capela lateral no sub-coro, no corpo da torre sineira.