Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso

Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso

O ponto de interesse Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso encontra-se localizado na freguesia de São Pedro de Rio Seco no municipio de Almeida e no distrito de Guarda.

Arquitectura religiosa, vernácula. Capela setecentista de expressão chã, com planta longitudinal composta por nave e capela-mor ligeiramente mais estreita, com coberturas internas diferenciadas, em betão, iluminada por janelas rasgadas na fachada lateral esquerda. Fachada principal em empena truncada por sineira encimada por cruz, rasgada por portal de verga recta flanqueada por duas frestas rectangulares. Fachadas circunscritas por cunhais apilastrados, encimados por pináculos. Interior com altar simples.

Planta longitudinal composta por nave e capela-mor ligeiramente mais estreita, formando um volume simples de massas tendencialmente horizontalizantes, com cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por faixa pintada de cinzento, excepto a principal em cantaria aparente de granito, com as juntas pintadas de branco, sendo circunscritas por cunhais de cantaria, firmados por pináculos de bola, e rematadas em friso e cornija. A fachada principal, orientada, remata em empena truncada por sineira em arco de volta perfeita assente em impostas salientes, com remate em empena, encimada por cruz latina de hastes terminadas em trilóbulos; superiormente, inscrevem-se dois cachorros salientes sobre o portal de verga recta e moldura simples, formada por silhares irregulares, ladeado por duas frestas rectangulares jacentes. A fachada lateral esquerda, virada a S., tem a marcação da capela-mor acusada por um cunhal saliente dos paramentos, à maneira de contraforte de esbarro plano, rasgada, em cada um dos corpos, por janela rectangular jacente, de molduras biseladas. A fachada lateral direita, virada a N., é cega, sendo a posterior também cega, em empena, elevada relativamente ao nível da cornija, e com cruz latina no vértice. INTERIOR rebocado e pintado de branco, percorrido por azulejo de padrão policromo, formando silhar, com cobertura em laje de betão pintado de azul, lançada em duas águas, tendo o pavimento em granito. Sobre o portal, surgem duas mísulas em cantaria. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, dando acesso à capela-mor, elevada por um degrau. As paredes são rebocadas e pintadas de branco, percorridas por lambril de cantaria, em aparelho isódomo, com cobertura e pavimento semelhantes aos da nave. A parede testeira ostenta uma mísula, acima do altar elevado por um degrau.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito, rebocada e de cantaria de granito; cornijas, pináculos, cunhais, cruzes, modinaturas, pavimentos, lambril da capela-mor, altar e mísula em cantaria de granito; porta de madeira; cobertura em laje de betão pintada; silhar de azulejos industriais; cobertura exterior em telha; janelas com vidro simples e caixilhos metálicos.

Observações