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Casa e Quinta das Ribas de Cima de Além do Castelo da Feira

Casa e Quinta das Ribas de Cima de Além do Castelo da Feira

O ponto de interesse Casa e Quinta das Ribas de Cima de Além do Castelo da Feira encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Santa Maria da Feira no municipio de Santa Maria da Feira e no distrito de Aveiro.

Arquitectura residencial, barroca. Implantada em "plataforma talhada na encosta" é composta por casa com capela adossada à fachada principal. Solar de planta rectangular composta pela articulação de 3 corpos, formando 2 pátios, um na fachada principal e outro na posterior com jardim de buxo. Fachadas rebocadas e pintadas de amerelo com pigmento ocre; embasamento em cantaria, cunhais apilastrados e remates em friso, cornija e beiral. Vãos de acesso e iluminação de molduras rectangulares com janelas de guilhotina, à excepção da fachada principal que são de 2 folhas com bandeira. Interior estruturado em várias dependências intercomunicantes, com tectos de madeira, alguns entalhados, e em estuque. Capela de planta longitudinal simples, com fachada principal em empena e porta em verga recta com remate em frontão triangular e ladeado por 2 janelas de igual modinatura. Os jardins localizados nas fachadas principal e posterior possuem canteiros com arbustos e buxos recortados. A eira, totalmente construída em lajes de granito, apresenta uma ligeira inclinação para O., permitindo que as águas pluviais se escoam facilmente, facilitando a secagem do pavimento. Na capela e no solar são ainda visíveis vestígios do antigo coro que abria para um quarto do qual a família assistia ao serviço religioso. No interior da casa a cozinha mantém uma enorme lareira emoldurada a granito e fronteiro a esta uma imensa mesa de granito fixa no pavimento, talvez da estrutura inicial da casa.

Conjunto residencial implantado em "plataforma talhada na encosta" *1, composto pelo edifício principal com capela adossada a E., casa dos caseiros, diversas estruturas adaptadas a turismo rural, eira e casa da eira, espigueiro e tanques diversos disseminados pela propriedade. SOLAR: Planta longitudinal, composta pelo corpo principal e pela justaposição de 3 corpos irregulares, implantado em plataforma, de 1 e 2 pisos acompanhando a inclinação do terreno, formando pátio interno, de volumes articulados e disposição horizontalista das massas. Coberturas em telhados diferenciados de uma, duas, três e quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas a amarelo com pigmento ocre, percorridas por embasamento, circunscritas por cunhais apilastrados e remates em friso e beiral. Todas os vãos, de acesso e iluminação são em molduras rectangulares, sendo as janelas de guilhotina, apresentando gradeamento a nível do 1º piso. A E. e adossada à fachada principal a capela com invocação de Nossa Senhora de Monserrate. Fachada posterior, S. com pátio pavimentado a paralelepípedos e jardim formal de buxo, tendo a SO. um lavadouro com fonte, formado lateralmente por quatro blocos de pedra, com fundo lajeado; a nível inferior um caminho liga-nos a um lago; o corpo adossado ao corpo central tem no 2º piso uma galeria, recuada em relação ao 1º piso, rasgada por janelas sucessivas, em guilhotina, e em cuja cobertura se destaca uma chaminé de grandes proporções. Fachada principal de um piso, aberta por 6 janelas de 2 lumes, 3 de cada lado, a ladear a entrada principal, a que se tem acesso por escada alpendrada, de um lanço com guardas em cantaria apresentando o arranque decoração em volutas e enrolamentos. No pátio, do lado direito uma escada descendente, de um lanço, dá o acesso à zona de serviços e casa dos caseiros. INTERIOR: paredes rebocadas e pintadas com cores diversas com pavimento em soalho e lajeado, tectos em estuque e madeira, alguns em masseira. Estrutura-se em várias dependências intercomunicantes por portas de verga recta com molduras em madeira. No pavimento térreo surgem as dependências sociais, compostas por amplo salão de entrada, salas de estar, salas de refeições, instalações sanitárias; das dependências de serviço destaca-se a cozinha de grandes dimensões percorrida por silhar de azulejos de figura avulsa, com cercadura e que se eleva por cima de um armário embutido na parede; uma lareira tipo fumeiro com moldura em granito rasga toda uma parede; confrontando a lareira uma grande mesa em granito, fixa no pavimento. No 2º piso, zona de quartos, uma biblioteca, e diversos sanitários. CAPELA: planta longitudinal de volume simples com disposição verticalista das massas e cobertura em telhados de 2 águas; fachadas rebocadas e pintadas a amarelo com pigmentos ocre com embasamento em cantaria e cunhais apilastrados encimados por pináculos piramidais e remate em friso, cornija e beiral, à volta do qual se prende uma caleira; Fachada principal voltada a N.. tem fronteiro um pequeno adro sobrelevadodo nível do pátio por 2 degraus e marcado do lado direito por uma peanha sobre a qual assenta um vaso, e à esquerda uma pia baptismal de um pano rasgado por porta em verga recta com remate em frontão triangular e ladeado por 2 janelas de igual modinatura; remate em empena triangular aberta por óculo circular com moldura em capialço com gradeamento formando cruz e no vértice cruz pétrea sobre plinto; à direita um sino suspenso num pequeno campanário em ferro; o acesso à entrada principal é feito por uma escadaria com guarda plena em granito. Fachada direita e posterior adossadas ao solar; fachada lateral esquerda à qual se acede por outro lanço de escadas que ligam ao pomar que está junto da eira, apresenta com porta travessa com entablamento sobreposto por cornija e encimado por janelão com capialço, ladeado por outro de igual perfil. INTERIOR: nave única com porta que abre para E. que liga à sacristia e dá acesso directo ao solar **. Paredes rebocadas e caiadas de branco, pavimento em lageado marcado por lápides tumulares epígrafadas e tecto em falsa abóbada de berço em madeira, apainelado, com decoração fitomórfica polícroma, com os caixotões ligados por rosetões em talha dourada e sobre cornija de madeira com igual decoração assente em mísulas também em talha dourada; do lado do Evangelho, além dos vãos de iluminação, rasga-se uma janela com acesso ao interior do solar ***. Ao lado da porta principal está uma pia de água benta, em pedra com taça bojuda escavada por sulcos côncavos e bordo saliente. Ocupando toda a parede testeira eleva-se o altar-mor sobre supedâneo de 3 degraus em pedra, com retábulo de talha dourada de planta côncava de 3 eixos, o central com tribuna de volta perfeita tendo ao centro trono de 3 degraus sobre o qual assenta a imagem de Nossa Senhora de Monserrate em talha, ladeada por dois anjos tocheiros; os eixos laterais definidos por colunas torsas profusamente decoradas por motivos fitomórficos e anjos, têm 2 mísulas contendo imaginária; remates em friso e cornija sobre o qual se eleva o ático.

Materiais

Granito; ferro; vidro; madeira; estuque; talha dourada

Observações

*1: VAZ DE OLIVEIRA. *2: NOGUEIRA GONÇALVES; *3: "(...)Casa térrea e assobradada. Defronte dela desenvolve-se um largo pátio. para onde tem acesso a escada alpendrada da habitação e a que serve a capela, amuradas leteralmente, tudo em pedra. Este pátio, no seu topo norte, é marginado por um antigo «portado de pedra de esquadria lavrada», do século XVIII, encimado por quatro pirâmides de pedra, com duas janelas laterais, defendidas por grades de ferro, uma para nascente e outra para poente, com dois lampiões nos extremos da sua face frontal, sobre a qual, em tempos existiu um cruzeiro.Transporto este portal, abre-se um parque, com árvores frondosas, que termina em ponta aguda na confluência das estradas municipais que seguem para S. Miguel de Souto e Ovar e para S. Salvador de Fornos. Neste parque ainda existem duas pedras colíndricas, que serviam para prender os cavalos, uma perto do referido portão de pedra (...). ". *4: A casa da eira ou do celeiro, tinha um lagar de pedra aparelhada, que foi transferido para os baixos da casa de habitação, em 1945. *5: "(...) asua frontaria foi chamada à frente para alinhar com a capela, eliminando-se a varanda que estava construída no topo oposto àquela; substituiram-se as janelas da frente, que eram de guilhotina, pelas que hoje aí existem." (VAZ DE OLIVEIRA:26); ** antes das obras existia um coro que ligava com uma dependência da casa, para a família assistir à missa. *** Janela aberta quando da permanência de um clérigo no Solar das Ribas, para que este pudesse assistir ao serviço religioso.