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Igreja de Santa Eulália

Igreja de Santa Eulália

O ponto de interesse Igreja de Santa Eulália encontra-se localizado na freguesia de Aveleda no municipio de Vila do Conde e no distrito de Porto.

Arquitetura religiosa, setecentista. Igreja paroquial de planta retangular composta por nave, capela-mor, anexo adossado ao lado esquerdo e torre sineira no oposto, com coberturas interiores diferenciadas, de madeira em masseira na nave e em falsa abóbada de berço na capela-mor, iluminada uniformemente por janelas retilíneas rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal rematada em frontão triangular, com os vãos rasgados em eixo, composto por portal de verga reta e por janela retilínea. Fachadas flanqueadas por cunhais de cantaria, firmados por pináculos piramidais com bola, rematadas em cornijas, as laterais rasgadas por portas travessas de verga reta. Interior com coro-alto, de acesso interior, tendo batistério e púlpito no lado do Evangelho. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, flanqueado por retábulos colaterais dispostos em ângulo. Capela-mor com retábulo de talha pintada, de planta convexa e três eixos, de talha tardo-barroca.

Planta retangular composta por nave, capela-mor e anexo adossado à fachada lateral esquerda, de volumes articulados e escalonados, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas (templo) e de três no anexo, sendo plana nos sanitários, adossados ao anexo; possui sineira no lado direito, com cobertura em coruchéu bolboso. Fachadas em alvenaria rebocada e pintada de branco, percorridas por soco de cantaria, tendo os cunhais apilastrados e firmados por pináculos piramidais com bola, exceto no anexo, com cunhais simples em cantaria, e rematadas em cornijas. Fachada principal virada a SO., rematada em frontão triangular interrompido inferiormente pelo janelão do coro, tendo cruz latina e fogaréus nos ângulos laterais; é rasgada por portal de verga reta e moldura simples, encimado por friso e frontão semicircular, estando sobrepujado por janelão retilíneo com moldura simples, prolongando-se inferiormente formando falsos brincos e ática curva. No lado direito, a torre sineira, de três registos definidos por frisos e cornijas, o primeiro e o segundo por cornijas, tendo o inferior marcado por registo de azulejo, em bicromia, a azul e branco, representando a figura do orago; o segundo registo possui inscrição encimada pelo mostrador do relógio; no topo, as ventanas de volta perfeita e molduras recortadas, a da fachada principal encimada por nicho em abóbada de concha, tendo a imagem do orago; a estrutura remata em duplos frisos e cornijas, sobrepujados por pináculos fusiformes nos ângulos. Fachada lateral esquerda com porta travessa de verga reta, encimada por janelão retilíneo, ambos com molduras simples em cantaria; está marcado pelo corpo do anexo adossado, com janela jacente e porta na face SO.; as instalações sanitárias possuem duas portas retilíneas. A fachada lateral direita é rasgada por porta travessa semelhante à anterior e por duas janelas retilíneas, surgindo, no corpo da capela-mor, duas janelas semelhantes. A torre sineira possui pequeno postigo no primeiro registo. Fachada posterior em empena sem retorno, rematada por cruz latina no vértice, possuindo pequena janela com moldura simples. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhares de azulejo de padrão, em bicromia, a azul e branco, encimadas por frisos, tendo, na nave, cobertura em masseira, formando caixotões pintados com motivos alegóricos e cenas da vida de Cristo, assentes em frisos e cornijas de cantaria e possuindo tirantes metálicos a reforçar a estrutura; pavimento em soalho. As portas e janelas estão encimadas por sanefas de talha pintada a marmoreados fingidos e dourados, tendo, as portas, pias de água benta em cantaria, ultra-semiesféricas. Coro-alto de madeira, assente em oito mísulas de cantaria, com guarda torneada e acesso por escadas de madeira no lado da Epístola; o teto do sub-coro está dividido em caixotões pintados, com elementos decorativos de acantos e as armas papais. No lado do Evangelho, o batistério, de nicho retilíneo em cantaria, encimado por volutas e cruz latina, contendo a pia batismal, facetada e de perfil curvilíneo, encimado por painel de azulejo a representar o Batismo de Cristo, em bicromia, a azul e branco, rodeado por moldura policroma. No lado oposto, porta de acesso à torre sineira, por escadas de cantaria e madeira. Sucede-se o púlpito, com bacia quadrangular em cantaria, assente em consola, com guarda plena de madeira pintada de marmoreados fingidos, tendo as faces ornadas por apainelados, a central com cartela e festões; tem acesso por escadas no lado direito. As capelas laterais são dedicadas a São Sebastião e ao Sagrado Coração de Jesus. No lado oposto, três capelas retabulares, dedicadas às Santas Mães, São Miguel e a Nossa Senhora de Fátima. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, estando ladeado por retábulos dispostos em ângulo, sobre um degrau, que forma o presbitério; são dedicados a Nossa Senhora do Rosário e ao Calvário. Capela-mor elevada por um degrau, com cobertura em falsa abóbada de berço pintada e assente em frisos e cornijas de cantaria, ornado por festões de flores e acantos, que centram reserva recortada e ornada por concheados, tendo a Adoração do Santíssimo; tem pavimento em soalho. Sobre supedâneo de dois degraus, o retábulo-mor, de talha pintada de marmoreados fingidos e dourados, de planta convexa e três eixos definidos por quatro colunas com os terços inferiores marcados e percorridos por falsa espira fitomórfica, assentes em altos plintos paralelepipédicos, as interiores encimadas por fragmentos de frontões e as exteriores por urnas. Ao centro, tribuna de perfil contracurvo, contendo trono expositivo e fundo pintado, coberta por tela a representar um Pentecostes. Os eixos laterais possuem mísulas enquadradas por apainelados dourados, rematados por folhagem, tendo, na base, as portas de volta perfeita, de acesso à tribuna. Remate em espaldar curvo, decorado por festões, elementos vegetalistas e, sobre os fragmentos de frontão, anjos de vulto. Altar paralelepipédico, ornado por elementos fitomórficos; está encimado por sacrário em forma de templete circular, com cobertura em domo e porta ornada por resplendor. Em frente a este, a mesa de altar, de talha pintada, sustentada por duas colunas semelhantes às do retábulo-mor, estando ladeado pelos assentos dos celebrantes. Sacristia com paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhares de azulejo de padrão policromo, tendo pavimento em tijoleira. Possui lavabo em cantaria, com espaldar de perfil curvo e taça concheada, que assenta em coluna espiralada.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; cunhais, cornijas, cruzes, plintos, modinaturas, pináculos e degraus em cantaria de granito; pavimento da nave em soalho e da sacristia em tijoleira; coberturas rebocadas e pintadas, revestidas exteriormente em telha cerâmica; silhares e painel em azulejo; retábulos de talha pintada; armários e arcaz de madeira; lavabo, pias de água benta e batismal em cantaria.

Observações