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Igreja de São Romão

Igreja de São Romão

O ponto de interesse Igreja de São Romão encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Carnaxide e Queijas no municipio de Oeiras e no distrito de Lisboa.

Arquitectura religiosa, barroca. Igreja paroquial. A nave conserva o revestimento azulejar de origem, que cobre a totalidade das paredes, constituíndo um notável exemplo de padronagem, em monocromia, azul em fundo branco, característico do período de transição séc. 17-18, e da policromia para a monocromia. No corredor de acesso à sacristia: conjunto raro de episódios da mitologia greco-romana representados em azulejo num espaço religioso, destacando-se "Narciso mirando-se na água", "Teseu e Ariana", "Apolo chorando a morte de Jacinto".

De planta rectangular, o edifício apresenta volumetria paralelepipédica, sendo a cobertura efectuada por telhados a 2 águas e em coruchéu com revestimento de azulejo. Apresenta alçado principal delimitado por cunhais em cantaria, composto por 3 corpos em reboco pintado separados por pilastras, também em cantaria: ladeado por torres de secção quadrada, com ventana sineira, rematada por coruchéu com plintos com bola, o corpo principal exibe porta a eixo, num plano sobrelevado e servida por escadaria bifurcante, contígua ao alçado; a porta de verga recta, inscreve-se num portal definido por colunas com fuste parcialmente canelado assente sobre pedestais ornados com baixos relevos, que sustentam frontão interrompido precedido de entablamento com friso ritmado por métopas e triglífos: com empenas angulares coroadas por fogaréus, o tímpano é decorado por cartela relevada com a representação do orago da igreja, São Romão (*1), circunscrita lateralmente por consolas e encimada por janela de peito coroada por ática segmentar. O conjunto é ladeado por módulos em cantaria compostos por nicho a albergar figurações escultóricas de Santo António e São Vicente de Paula, sobrepujado por janela de peito de verga recta destacada e avental relevado. O corpo é superiormente rematado por pano de muro triangular coroado por moldura saliente e cruz sobre plinto ao centro. INTERIOR: Nave única com paredes totalmente revestidas de azulejo de padrão monocromo, azul e branco, de finais do séc. 17, formado tapetes organizados em três registos sobrepostos, todos eles com padrões diferentes. Cobertura em abóbada de berço, vazada lateralmente por capela e portas de verga recta, exibe clerestório definido por 2 janelas de cada lado, e púlpito de planta rectangular com base marmórea esculpida e avental em balaustrada de cantaria, do lado da epístola, a intercalar os vãos. Sob o coro-alto, adossado à face interna da fachada e guarnecido superiormente de balaustrada em cantaria, parede revestida de azulejos de composição figurativa, em monocromia, azul em fundo branco, representando os apóstolos São Pedro e São Paulo. Antecede a capela-mor, arco triunfal ladeado por 2 altares em talha dourada inscritos em arcos de volta perfeita. Capela-mor, de planta quadrada e cobertura em abóbada de aresta ornada com pintura decorativa. Paredes nas quais se abrem portas encimadas por janelas de peito rectangular; revestimento de azulejos de composição figurativa representando uma cena galante (à direita) e um mendigo (à esquerda). Painéis de 13 x 13 azulejos. Altar-mor precedido na cabeceira por camarim com trono. Corredor de acesso à sacristia: azulejos de composição figurativa formando silhares representando figuras da mitologia greco-romana. Parede do baptistério revestida de azulejos de composição figurativa representando o baptismo de Cristo, painel de cerca de 1740-50. Motivos ornamentais rocaille.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário e de lioz, estuque, ferro forjado, madeira, azulejos (sécs. 17 e 18)

Observações

*1 - padroeiro dos lavradores.