Arquitectura religiosa, setecentista / oitocentista. Igreja paroquial de planta longitudinal e nave única com corpos laterais adossados à capela-mor e torre quadrangular adossada, frontispício rematado em empena contracurvada. Caracteriza-se pela verticalidade do seu frontispício, onde se alternam frontões de remate circular e triangular interrompidos. Volutas desenvolvidas que, encostando aos pináculos que ornam os corpos adossados à capela-mor, estabelecem uma relação modulada e harmoniosa entre os volumes baixos em que assentam e as paredes elevadas da capela-mor.
Igreja de planta longitudinal composta por nave única rectangular, capela-mor também rectangular reentrante, corpos laterais adossados a todo o comprimento e de ambos os lados da capela-mor, e a S., sacristia rectangular adossada à nave e torre quadrangular flanqueando o frontispício. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na igreja, uma nos corpos laterais, de três na sacristia e em coruchéu bolbiforme na torre. Paredes exteriores rebocadas a branco, embasamento, vãos e cunhais apilastrados em cantaria, estes superiormente rematados por pináculos. Ângulos das empenas encimados por cruz. Frontispício orientado, modelado em três panos por duas pilastras e rematado em empena contracurvada; portal de verga curva encimado por elegante e simples frontão curvo interrompido, sobrepujado e interligado a janelão rematado também por frontão curvo interrompido. Torre sensivelmente recuada, de 3 registos separados por cornija, tendo no último 4 sineiras. Na nave, a N. e S., porta central flanqueada por janelões, um de cada lado. A capela-mor e corpos adossados são ritmados por pilastra central sobrepujada por pináculo, encostando-se ao dos corpos adossados dupla voluta desenvolvida. São rasgados por janela, no pano junto à nave, e dois óculos na fachada E. e nos corpos adossados três óculos laterais e um virado a E.; todos os óculos apresentam um contorno polilobulado. INTERIOR: Nave coberta por abóbada de berço de madeira pintada, ritmada por seis arcos torais, possuindo ao centro a representação do orago, e nos extremos laterais os quatro Evangelistas. Sub-coro com guarda-vento e baptistério, com painel de azulejos representando o baptismo de Cristo. Púlpito com base pétrea, com guarda em talha dourada, com acesso por escada de granito. Às pilastras que suportam os arcos torais encontram-se mísulas com imaginária. Retábulos laterais e colaterais em talha dourada. Do lado do Evangelho, dedicados a Nossa Senhora das Dores e Sagrado Coração de Jesus, respectivamente. Do lado oposto, dedicados a Santo António e Nossa Senhora do Rosário. Arco triunfal pleno, com grande sanefa em talha dourada e policromada, com as iniciais do orago, S. M., ao centro. Capela-mor coberta por abóbada de berço, pintada com símbolos da Eucaristia.
Materiais
Granito, cimento, madeira, vidro, telha, ferro.
Observações
Referência a "famoso caixão" no Tombo Novo do qual é dito (CUNHA, 1909) ser "revistuário de grande valor" na sacristia. *1 - O pároco vive no Lar da Terceira Idade em Paredes de Coura onde é capelão.