Arquitectura religiosa, maneirista, barroca e rocócó. Capela de planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, interiormente semicircular, interiormente cobertas por abóbada de berço, formando caixotões, e iluminada pelos vãos axiais e laterais, tendo adossado torre sineira em eixo, e uma outra, sacristia e sala do despacho à fachada lateral direita. Fachadas com pilastras nos cunhais coroadas por fogaréus e terminadas em friso e cornija. Fachada principal definida por duplas colunas sobre plintos com concheados, suportando entablamento, curvo ao centro e no interior do qual se rasgam os vãos em eixo, composto por portal de arco canopial e óculo, de molduras recortadas e envoltas por concheados e elementos fitomórficos, a partir do qual se desenvolve o remate da fachada, em empena contracurvada, ritmada por pilastras e com cartela central envolta em igual decoração, coroada por estátuas. Fachada lateral esquerda com janelas rectangulares de capialço e porta travessa de verga recta e a lateral direita com sacristia e casa do despacho com vãos sobrepostos, a última com janelas de sacada sobre mísulas. Interior com silhar de azulejos figurativos rococós, com cenas alusivas à vida de São Paulo, coro-alto assente em arco abatido, prolongando-se lateralmente para o coreto do órgão, quatro capelas laterais com retábulos de talha dourada maneirista, de planta recta e um eixo, púlpito lateral, e retábulo-mor em talha dourada barroca, de planta recta e um eixo. Apresenta muitas semelhanças com a Capela do Palácio de Mateus (v. PT011714150004), com a Igreja do Carmo no Porto (v. PT011312150182), ambas atribuídas a Figueiredo Seixas, discípulo de Nicolau Nasoni, e com a Capela de Arroios (v. PT011714040021), com as quais partilha a acentuada verticalidade. Esta verticalidade é conferida não só pelo remate em empena, bastante alta, mas também pela colocação de colunas à frente de pilastras no corpo da capela, prolongadas na empena e acentuadas pelas estátuas sobre plintos, e, por último, pela colocação dos vãos em eixo alteando a cornija da fachada, onde forma arco. A fachada principal, tem impacto cenográfico no contexto urbano, resultando num dos melhores exemplares da arquitectura religiosa no concelho de Vila Real. Possui ainda exuberância decorativa, com a utilização de festões, concheados e elementos fitomórficos recortados. Contrastante com esta fachada nitidamente rococó, surgem as restantes, de construção maneirista, de superfícies lisas, linhas austeras e decoração sóbria; a do corpo da sacristia e casa do despacho deveria ter inicialmente três pisos, visto surgirem sobre as janelas de sacada da casa do despacho o arranque de outras sacadas, sobre mísulas. A torre da fachada posterior, solução característica do barroco bracarense, e existente também na capela da Quinta de Mateus, alonga o volume do edifício e incrementa a grandiosidade das suas proporções; supostamente encontra-se incompleta, tendo em conta a desproporção entre a espessura das fundações e das paredes e a sua altura. Interiormente, os elementos de cantaria das capelas, coro, abóbadas e janelas apresentam pinturas policromas, umas possivelmente ainda do séc. 18, mas outras já do 19, nomeadamente as do capialço das janelas com motivos a grisaille. O retábulo de São Judas Tadeu, seguindo a tratadística de Vignola, apresenta colunas com motivos invulgares em ziguezague, duas delas com motivos perlados no meio, e o das Almas é também maneirista, mas foi reformado no período rococó, com a introdução de uma maquineta central; os dois outros retábulos laterais, são já de transição, possuindo estrutura maneirista, mas tendo colunas torsas com decoração barroca e aletas mais elaboradas. O retábulo-mor, em barroco de transição, possuindo esquema nacional, mas tendo profusão decorativa joanina, é bastante elementar, sendo constituído apenas pela tribuna e respectivos elementos arquitectónicos. É enquadrado por dois amplos painéis pintados, alusivos ao orago, com molduras de talha joanina, adaptando-se ao perfil curvo da capela-mor, solução pouco usual no distrito.
Planta longitudinal composta de nave única e capela-mor, mais estreita e da mesma altura, interiormente semicircular, com torre sineira quadrada, sacristia e sala do despacho trapezoidais adossados a E. e torre incompleta quadrangular a N.. Massas com disposição horizontal, contrariada pela verticalidade da fachada principal e torre sineira. Volumes articulados, com cobertura diferenciada em telhado de duas águas na igreja, três na torre N., cinco no corpo da sacristia e sala do despacho, de uma água no corpo de ligação entre a torre sineira e a fachada principal e tronco-piramidal na torre sineira, esta rematada por cata-vento em ferro forjado com esfera armilar, bandeira com chaves cruzadas e remate em cruz papal. Fachadas rebocadas e pintadas de branco. A principal, virada a SE. e com embasamento moldurado em talão invertido, termina em empena contracurvada, de cornija muito saliente e interrompida na zona central, ritmada por pilastras com almofadas côncavas e topos curvos, tendo de permeio concheados e festões, assentes em cornija igualmente muito avançada, suportada por quatro colunas toscanas, de terço inferior marcado, colocadas à frente de pilastras com igual marcação e tendo entre elas festões, assentando em plintos geminados com as faces ornadas com concheados. Ao centro, abre-se portal de arco canopial, decorado na face com grinaldas que se prolongam nas ombreiras, sobreposto por frontão de volutas interrompido por cartela recortada inscrita, encimada pelas insígnia papal (chaves cruzadas sob mitra pontifícia), envolvidas por concheados, e por óculo circular, moldurado, e com grade em losangos; a partir das ombreiras da porta, desenvolve-se duplo friso vertical que enquadra o portal, onde forma brincos em grinaldas, e o óculo, ladeando-o com volutas, festão e elementos vegetalistas, e o remata com frontão contracurvado e chave saliente. No alinhamento dos vãos e interrompendo a cornija do remate da fachada, alteada e em curva, surge cartela recortada, inscrita, rodeada por concheados e acantos. A empena da fachada tem ao centro cartela recortada inscrita, envolvida por concheados e elementos fitomórficos, inserida em moldura rectangular com os ângulos curvos com conchas, e é coroada por três estátuas, sobre plintos paralelepipédicos: São Pedro com cruz papal ao centro, e, lateralmente, anjos segurando as chaves e o báculo. Fachadas laterais com cunhais e panos marcados por pilastras toscanas, percorridas com placagem de granito ao nível do embasamento e terminadas em friso e cornija, sobrepostas por beiral. A fachada E. tem quatro panos, os dois primeiros a partir do frontispício correspondem à nave, o terceiro à capela-mor e o quarto pano à torre, incompleta, com as pilastras coroadas por fogaréus decorados de acantos, sobre plintos paralelepipédicos; é rasgada por três janelas rectangulares, de capialço, gradeadas, e portal de verga recta na nave, uma outra janela na capela-mor e, na torre, por porta em arco abatido e frontão de lances, sobreposta por janela gradeada com pequeno avental trilobado e verga sobrepujada por frontão em arco canopial. A fachada O. tem igualmente quatro panos, o primeiro de ligação entre a fachada principal e a torre sineira, rasgado por duas frestas, gradeadas, ao nível do segundo piso; a torre, de três registos separados por frisos, tem três frestas sobrepostas, duas no primeiro, e uma no segundo, abrindo-se no último, em cada uma das faces, sineira em arco de volta perfeita. O pano seguinte, tem porta de verga recta, servida por escada de três degraus, e janela de peitoril; no quarto pano rasgam-se duas janelas de capialço, gradeadas, no piso térreo (sacristia) e duas janelas de sacada no segundo piso (sala do despacho), assente em três mísulas volutadas, encimadas por cornija idêntica à base das sacadas. INTERIOR com paramentos rebocados e pintados de branco, percorridos por azulejos monocromos azuis sobre fundo branco, formando silhar com cenas alusivas à vida de São Paulo, e elementos de cantaria com pinturas murais a marmoreados fingidos a rosa, verde e azul e motivos fitomórficos. Nave com pavimento em lajeado de granito e cobertura em abóbada de berço dividido em caixotões, com florões nos encontros das nervuras, sobre friso e cornija. Coro-alto sobre arco abatido, assente em pilastras, de fuste almofadado integrando pia de água benta em jaspe, esculpida em forma de concha, e em friso e cornija laterais, que serve de arranque à cobertura do sub-coro, em abóbada abatida de caixotões, com florões de madeira nos cruzamentos, tendo guarda em balaustrada e prolongando-se em L na parede do lado da Epístola pelo coreto do órgão, acedidos neste mesmo lado por portas de verga recta; no sub-coro, com guarda-vento em vidro, surgem lateralmente vãos de verga recta, sobrepostos por ampla cartela recortada com concheados, e o coreto assenta em mísula de pedra com concheados e acantos. Ao longo da nave dispõem-se, de cada lado e em posição simétrica, duas capelas com arco de volta perfeita sobre pilastras toscanas, ambas almofadadas e albergando retábulos de talha dourada, dedicados ao Sagrado Coração de Jesus e São Judas Tadeu (Evangelho) e a Nossa Senhora de Fátima e Nossa senhora das Almas (Epístola), intercaladas por janelas de capialço, as do lado da Epístola cegas, pintadas com alfaias litúrgicas em grisaille envolvidas por elementos vegetalistas policromos. Entre as capelas, existe, do lado do Evangelho, porta travessa de verga recta e, no lado oposto, púlpito de bacia quadrada em cantaria, com guarda em balaustrada de madeira e acedido por porta de verga recta. Arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras toscanas de fuste almofadado. Capela-mor de perfil semicircular ritmado por pilastras, sobre plintos, que suportam friso e cornija, sobre a qual assenta abóbada de berço adaptada ao perfil curvo da capela, com pavimento sobrelevado, e supedâneo de três degraus. Retábulo-mor de talha dourada, de planta recta e um eixo, definido por duas pilastras de fuste decorado por acantos, anjos e puti, assentes em plintos paralelepipédicos, prolongadas numa arquivolta no ático, ambos com o mesmo tipo de decoração, com chave saliente, e envolta por acantos vazados e cartela central; ao centro, tribuna de volta perfeita com apainelados de acantos, anjos e querubins, coberta por abóbada em quarto de esfera e albergando trono expositivo de quatro degraus recortados profusamente ornados com os mesmos motivos, coroado por imagem, e integrando inferiormente sacrário embutido, com porta rectangular decorada com ostensório oval. Altar paralelepipédico, de frontal pintado a marmoreado fingido a lápis-lazuli e três almofadas a marmoreado rosa, sobreposto por motivo fitomórfico dourado. O retábulo é ladeado por duas telas pintadas, a do lado do Evangelho representando "O chamamento de São Pedro" e a da Epístola "A conversão de São Paulo", com molduras em talha dourada, decoradas de acantos, integrando na base mísulas centrais com imaginária. No lado da Epístola, porta de verga recta, encimada por janela de capialço entaipada, dá acesso à sacristia, com pavimento em taco de madeira e tecto de madeira em caixotões, com molduras em marmoreado fingido verde e painéis com ramos de rosas, sobre cornija em madeira policroma, marmoreado a vermelho; a E. apresenta duas janelas gradeadas, a S. lavabo em granito, com espaldar de duas bicas em cabeças antropomórficas e pia assente em duas mísulas, e a N., arcaz encimado por retábulo com três arcos de volta perfeita. Porta a S. acede a compartimento de distribuição, com pavimento em placas de cerâmica moderna, rebocado e pintado de branco, com porta para o exterior na parede E. e duas escadas afrontadas e adossadas à parede O.. Escada a N. com dois lanços conduz a patamar no piso superior, com ligação à casa-de-banho a N. e à sala do despacho a S.. Esta, tem tecto de madeira envernizada, octogonal, com as armas pontifícias a dourado no centro, duas janelas de sacada na parede E., e armários embutidos nas paredes N., E. e O.; a S. tem escada de um lanço, que estabelece ligação com porta de acesso ao coro-alto. A torre incompleta, adossada a N., tem acesso por porta exterior na fachada O., escada helicoidal de madeira, janelão gradeado a meia altura na parede O. e frestas no topo da parede E..
Materiais
Paredes em cantaria de granito rebocada e pintada; elementos estruturais, colunas, frisos e cornijas, molduras dos vãos, pia de água-benta, lavabo e outros elementos em cantaria de granito; pavimento em lajes de granito e tábuas corridas; tecto com estrutura de arcos e lintéis de travamento em granito desenhando reticulado onde assentam tijolos maciços argamassados; portas, em madeira; retábulos em talha dourada; balaustradas do púlpito em madeira; balaustrada do coro-alto em talha policroma; pinturas murais nos elementos de cantaria; grades de ferro nas janelas; algerozes metálicos; cobertura em estrutura de madeira e telha de aba e canudo.
Observações