Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Nossa Senhora das Neves

Capela de Nossa Senhora das Neves

O ponto de interesse Capela de Nossa Senhora das Neves encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Trouxemil e Torre de Vilela no municipio de Coimbra e no distrito de Coimbra.

Arquitectura religiosa, maneirista, barroca, Capela santuário, de planta longitudinal simples, com nave, capela-mor, sacristia e alpendre, com coberturas interiores diferenciadas de masseira, em madeira na nave, e em abóbada de arestas na capela-mor, iluminada pelas 2 janelas verticais em capialço que se abrem na fachada principal, e pela janela em quadrifólio aberta na capela-mor. Fachada principal de perfil maneirista, com alpendre e portal ladeado por duas pequenas janelas verticais em capialço, de remate em empena angular finalizada por cruz latina e sineira à esquerda. Fachadas laterais rematadas por beiral, sendo a da esquerda rasgada por porta na sacristia, e a da direita por porta transversal de moldura recta e arquitrave na nave, e por quadrifólio na capela-mor. Retábulo do barroco nacional, em talha bicromática, com colunas torsas, decoradas com pâmpanos e pássaros.

Planta longitudinal, simples, com nave, capela-mor mais estreita, sacristia à esquerda e alpendre adossado à fachada principal, suportada por quatro colunas e dois pilares de ordem toscana, sobre murete; massas horizontais; coberturas diferenciadas a duas águas na nave e capela-mor, e a três águas no alpendre. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com remate em beiral. Fachada principal, voltada a E., mais alta que o alpendre, de empena angular, com sineira à esquerda em arco de volta perfeita, encimada por cruz pétrea, sob o alpendre, rasga-se portal rectilíneo com moldura e arquitrave sobreposta por cornija, em cantaria, protegido por porta de duplo batente, em madeira, ladeado por duas pequenas janelas verticais em capialço. Fachada lateral esquerda, no corpo da sacristia é aberta por porta rectilínea, de duplo batente em madeira, e por pequena janela protegida por vidro simples. Fachada lateral direita, aberta no corpo da nave por portal transversal rectilíneo com moldura e arquitrave de cantaria, protegido por porta de duplo batente com almofadados, em madeira e no corpo da capela-mor é aberta por óculo quadrifólio com moldura de cantaria recortada. Fachada posterior, em empena, com um marco geodésico adossado que ultrapassa o coroamento da empena, e uma pequena fresta vertical localizada à esquerda. INTERIOR, rebocado e pintado de branco, percorrido por lambril de madeira envernizada, pavimento lajeado de pedra, coberturas diferenciadas, em masseira, de madeira na nave, e na capela-mor, em abóbada de arestas com arranques em mísulas e com pintura mural de motivos vegetalistas, cópia de grutescos do séc. 17. Na nave, no lado do Evangelho, contém um púlpito com guarda plena, em forma de cálice, e de cantaria, com acesso por pequenas escadas em madeira, adossadas à parede, no lado da Epístola, possui, pias de água benta em cantaria, junto aos portais, principal e transversal, sendo em formato concha, junto a este último. O acesso à capela-mor faz-se através de arco triunfal em volta perfeita, sobre pilastras toscanas, em cantaria. Capela-mor, no lado da epístola abre-se porta para a sacristia, e no lado do Evangelho, contém um nicho em cantaria, de arco rebaixado, para colocar os paramentos eucarísticos. Retábulo-mor de bicromia, dourada e branca, com colunas torsas.

Materiais

Pedra calcária (modinatura dos vãos, colunas da galilé, púlpito e pavimentos); telha cerâmica nas coberturas exteriores; alvenaria de pedra na estrutura; madeira, no revestimento das paredes da nave e cobertura interior, estrutura do telhado e retábulo.

Observações