Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Casa dos Negrões

Casa dos Negrões

O ponto de interesse Casa dos Negrões encontra-se localizado na freguesia de Mesão Frio (Santo André) no municipio de Mesão Frio e no distrito de Vila Real.

Arquitectura residencial, tardo-barroca. Solar de planta rectangular, com fachadas de dois pisos, de pilastras toscanas nos cunhais e terminadas em friso e cornija, sendo rasgadas regularmente por vãos de verga abatida e moldura terminada em pequena cornija. A fachada principal possui três panos, o central mais estreito e terminado em frontão triangular com brasão de família no tímpano, rasgado, no piso térreo, por portal com fecho volutado e ladeado de aletas e dois óculos ovais e, no segundo, por janela de sacada de contorno contracurvado. Nos panos laterais abrem-se janelas formando brincos rectos e com caixilharia de guilhotina. Fachada lateral esquerda com janelas de peitoril ou jacentes rectilíneas, no primeiro piso, e iguais às da frontaria, no segundo. Interior com vestíbulo central a partir do qual se desenvolve a escada para o andar nobre, através de vão em arco abatido.

Planta rectangular, de massa simples com cobertura homogénea em telhado de quatro águas, com mansarda, revestida a placas de xisto formando escamas, e integrando trapeiras, rebocadas e pintadas de branco, terminadas em empena, e com vãos rectilíneos. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, de dois pisos, com embasamento de cantaria, pilastras toscanas a definir três panos e nos cunhais, e terminadas em friso e cornija, sobreposta por beirada simples. Fachada principal virada a SE. de três panos, o central mais estreito e terminado em frontão triangular, possuindo no tímpano brasão de família com coronel. A fachada é rasgada regularmente por vãos de verga abatida, com molduras terminadas em pequena cornija. No pano central, abre-se no piso térreo portal de verga abatida, com moldura recortada lateralmente, ladeada por aletas e com voluta no fecho; é ladeado por dois vãos ovais, dispostos na vertical, moldurados e gradeados; no segundo piso abre-se janela de sacada, de perfil contracurvado, sobre duas mísulas, e guarda em ferro forjado, com motivos estilizados, com caixilharia de duas folhas e bandeira. Nos panos laterais rasgam-se, em cada um dos pisos, quatro janelas de peitoril, com moldura formando leves brincos rectilíneos, e com caixilharia de guilhotina. Fachada lateral esquerda rasgada, no piso térreo por janelas rectilíneas, alternando de peitoril com janelas jacentes e, no segundo, cinco janelas iguais às da frontaria. Fachada lateral direita rasgada ao nível do segundo piso por uma janela igual e, num pano frontal, porta de verga recta e moldura simples, precedida por escada de pedra com guarda em ferro. A fachada posterior possui alpendre telhado a proteger o portal. INTERIOR com vestíbulo central, com pavimento cerâmico, paredes rebocadas e pintadas de branco e silhar de azulejos modernos, de padrão vegetalista, azul, amarelo e branco; frontalmente existe arco abatido de ligação às escadas de acesso ao andar nobre, ladeado por portas de verga recta, molduradas.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; pilastras, frisos e cornijas, molduras dos vãos, bacia da sacada e brasão em cantaria de granito; caixilharia e portas de madeira; vidros simples; grades e guarda em ferro; algerozes metálicos; pavimento cerâmico; silhar de azulejos; cobertura de telha e mansarda revestida a placas de xisto.

Observações

EM ESTUDO. *1 - Em 1689 já existe a referência ao "Passeio do Balcão" no livro do Tombo da Misericórdia; posteriormente, era também conhecido por "Passeio Alto.