Arquitectura religiosa, barroca e rocócó. Igreja paroquial de planta longitudinal composta por nave, capela-mor e sacristia adossada à fachada lateral esquerda, com coberturas interiores diferenciadas em vigamento de madeira na nave e em abóbada de berço na capela-mor, em caixotões, iluminada por janelas em capialço, rasgadas na fachada lateral direita. Fachada principal em empena truncada por campanário de dupla ventana, rasgada por portal de verga recta enquadrado por pilastras e sobrepujado por frontão triangular, ladeado por dois óculos; esta apresenta semelhanças assinaláveis, com a Igreja de Mós de Rebordãos (v. PT010402360195), construída em 1745 / 1746 pelos mestres canteiros José da Costa e Isidro Martins naturais de Santa Comba de Rossas, sendo ainda de assinalar as frontarias das igrejas de Lamalonga (v. PT010405170006), construída pelo mestre pedreiro Sebastião Cavaleiro e terminada em 1747 e Murçós (v. PT010405220037), construída após 1767, também com composições semelhantes, nomeadamente com frontões triangulares sobre o portal, ladeados por óculos e contendo um nicho no tímpano; semelhanças também com a frontaria da Igreja de Podence (v. PT010405250009), datada de 1703. Fachadas circunscritas por cunhais apilastrados e rematadas em cornija, as laterais com portas travessas de verga recta e moldura simples. Interior com coro-alto, púlpito rectangular no lado do Evangelho e retábulos em talha dourada de estilo rocócó na nave e no arco cruzeiro e de feição joanina na capela-mor.
Planta longitudinal composta por nave, capela-mor e sacristia rectangular, adossada à fachada lateral esquerda, de volumes escalonados com cobertura homogénea em telhado de duas águas na igreja e capela-mor e diferenciada, de três na sacristia; sobre a cumieira da capela-mor existe um lanternim. Fachadas em alvenaria rebocada e pintada de branco, excepto a principal em cantaria de granito com aparelho isódomo, flanqueada por cunhais apilastrados encimados por pináculos e remates em friso e cornija. Fachada principal orientada, em empena escadeada, inscrita em frontão triangular interrompido, tendo, superiormente, campanário de duas ventanas em arco de volta perfeita assente em impostas salientes, rematado por friso de querubins e cornija, encimada por frontão vazado lobulado, com volutas e ladeado por pináculos; portal axial de verga recta com moldura saliente e de arestas biseladas, encimado por fresta de arejamento, flanqueado por pilastras toscanas de fuste almofadado, que suportam um friso com a data de "1751", cornija e frontão triangular coroado por uma cruz e tendo no tímpano um nicho concheado, ornamentado com relevos; é ladeado por dois óculos com decoração vazada. Fachada lateral esquerda virada a S., percorrida por embasamento saliente, rasgada por porta de verga recta moldurada, janela em capialço em posição elevada e enorme janela em arco abatido, com a moldura prolongada em brincos e remate em cornija. Fachada lateral direita virada a N., com porta travessa de verga recta e duas janelas rectangulares, em capialço, uma na nave e outra na capela-mor. Fachada posterior em empena coroada por cruz sobre pedestal no vértice. INTERIOR rebocado e pintado de branco, percorrido por azulejo de padrão policromo formando silhar, com cobertura em vigamento de madeira e pavimento em mosaico. Coro-alto de madeira assente sobre duas mísulas de cantaria, com guarda balaustrada e acesso por escada de lanços perpendiculares no lado da Epístola; no subcoro, no lado do Evangelho, vão em arco de volta perfeita, onde se enquadra pia baptismal em cantaria. As portas travessas são ladeadas por pias de água benta de bordos boleados, a da Epístola pintada de branco. No lado do Evangelho, o púlpito rectangular, com bacia de cantaria sobre mísula, policromadas de azul e vermelho, tendo guarda balaustrada em madeira, também policromada de verde e vermelho, com vestígios da primitiva escada de acesso no lado direito. Sucede-lhe um retábulo em talha policromada, dedicado ao Imaculado Coração de Maria. No lado da Epístola, retábulo em talha dourada e policromada, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus.Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, revestido a talha dourada, com sobrecéu decorado por caixotões com imagens dos Apóstolos e Evangelistas, ladeado pelos retábulos colaterais, dedicados ao Santo Cristo da Piedade e a Nossa Senhora do Rosário. Capela-mor com paredes e pavimento semelhantes aos da nave, tendo cobertura em abóbada de berço de cantaria, assente em cornija sobre mísulas, dividida em caixotões de granito, rectangulares e com frisos salientes, ostentando, no centro de cada um, uma estrela de quatro pontas. Sobre supedâneo de três degraus de perfil poligonal, o retábulo em talha dourada, de planta recta e três eixos definidos por quatro colunas torsas decoradas com pâmpanos e assentes em plintos paralelepipédicos, com as faces decoradas por acantos e querubins, e por dois quarteirões assentes em consolas; no eixo central, tribuna em arco de volta perfeita com o interior apainelado, decorado por acantos, contendo trono expositivo de dois degraus galbados, intensamente decorados por acantos e anjos encarnados; os eixos laterais possuem painéis com pinturas sobre tábua; remate em friso, cornija e tímpano semicircular, acompanhando o perfil da cobertura, decorado por fragmentos de cornija volutada, anjos de vulto, concheados e acantos; altar paralelepipédico, ornado por moldura de acantos, à frente do qual surge a mesa de altar, em forma de urna com decoração de marmoreados fingidos.
Materiais
Paredes e muros em alvenaria; embasamento, cunhais, molduras, cornija, entablamentos, pináculos e tecto da capela-mor em cantaria de granito; coro-alto, púlpito, tecto da nave e retábulos em madeira; pavimentos em mosaico; azulejo; cobertura em telha.
Observações