Portal de Cidadania

Cruzeiro na Rua Acúrcio Amando de Castro

Cruzeiro na Rua Acúrcio Amando de Castro

O ponto de interesse Cruzeiro na Rua Acúrcio Amando de Castro encontra-se localizado na freguesia de Covas do Barroso no municipio de Boticas e no distrito de Vila Real.

Cruzeiro de caminho provavelmente construído em finais do séc. 18 / inícios do séc. 19, de grande simplicidade. Possui soco quadrangular, de plinto paralelepipédico de faces ornadas por almofadas, sobreposto por base e coluna de fuste quadrangular com sulco marcado, e com capitel e cruz latina com grupo escultórico na face frontal de carácter revivalista. A sobreposição das molduras no plinto e o sulco ao longo do fuste procurem conferir certa erudição, e o capitel tem nítido carácter revivalista, possivelmente construído mais tarde sob a influência do estilo da Igreja Paroquial próxima. A imagem de Cristo crucificado, na face frontal da cruz, igualmente de feitura mais recente, possui alguma preocupação no tratamento anatómico, visto que procura representar os músculos dos braços, o ventre contraído e as costelas, mas apresenta a figura com as mãos fechadas na cruz e a boca entreaberta, posturas menos comuns nos cruzeiros do distrito.

Sobre soco de planta quadrada, em betão, surge plinto paralelepipédico, com faces de almofadas côncavas e convexas sobrepostas, assente em moldura de corte oblíquo; base em garganta reversa com encaixe para a coluna, com fuste de secção quadrangular, ornado por sulco em todo o seu perfil e capitel composto pela sobreposição de cabo, moldura com bosantes, ambas de secção circular, e bloco cúbico, esculpido com elementos rectangulares frontais e rostos antropomórficos nos ângulos. É coroado por cruz latina, de secção quadrangular, com a figura escultórica de Cristo na face frontal, de pés sobrepostos, perizonium curto com dobra para o seu lado direito, tronco de ventre e costelas marcadas, mãos fechadas na cruz, cabeça com cabelos compridos inclinada sobre o seu lado direito e boca entreaberta.

Materiais

Estrutura de cantaria.

Observações