Arquitectura religiosa, vernácula e maneirista. Capela de planta longitudinal simples, com cobertura homogénea em falsa abóbada de berço abatido de madeira, iluminada por frestas confrontantes na zona do altar-mor. Fachada principal em empena truncada por sineira, rasgada por portal de verga recta. Fachadas rematadas por cornija. Interior com retábulo-mor de talha policromada, maneirista.
Planta longitudinal simples, de nave única e cobertura em telhado homogéneo de duas águas. Fachadas em cantaria aparente, com aparelho isódomo, remates em cornija e pináculos sobre os cunhais. Fachada principal voltada a N., com portal de verga recta, sendo o remate em empena, alteada relativamente à cornija, truncada por sineira em arco de volta perfeita, rematada por pináculos e, em posição centralizada, cruz assente em plinto. Fachadas laterais rasgadas por fresta rectangular em capialço, a iluminar a zona do altar-mor. Fachada posterior cega, tendo cruz assente em base no vértice da empena, alteada relativamente à cornija. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com cobertura em falsa abóbada de berço abatido em madeira, assente em cornija e pavimento em granito, marcado por sepulturas. A ladear o portal, pia de água benta granítica. Retábulo-mor de talha policromada de branco, azul e dourado nos capitéis e elemento que fecha o nicho central, de planta recta e três eixos divididos por quatro colunas torsas, decoradas com pâmpanos, que albergam pinturas, nos laterais, a representar São João Evangelista e São João Baptista, e nicho central em arco de volta perfeita, tendo trono; o fundo, apresenta pintura a óleo; sobre o entablamento dos eixos laterais, duas aves fantásticas ladeiam a curvatura do nicho central, decorado com elementos vegetalistas. Altar paralelepipédico, com frontal apainelado decorado com motivos fitomórficos.
Materiais
Granito na estrutura, modinaturas, cornijas, sineira, pináculos, pavimento; madeira nas portas, cobertura, retábulo-mor; telha.
Observações