Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja Paroquial de Santa Susana

Igreja Paroquial de Santa Susana

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Santa Susana encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana no municipio de Alcácer do Sal e no distrito de Setúbal.

Arquitectura religiosa, maneirista. Igreja paroquial interiormente coberta por abóbada, precedida por galilé vazada por arcos. Destacam-se as pinturas murais da capela-mor, quinhentistas, e as pinturas sobre tábua do retábulo-mor atribuídas por Vítor Serrão ao Mestre da Lourinhã.

Planta longitudinal composta pelos rectângulos desiguais da nave e capela-mor, a que se adossa do lado E a sacristia, contígua à capela-mor, e no seu enfiamento um corredor de acesso ao interior, a capela baptismal e a torre sineira, do lado N. a galilé. Volumes articulados com coberturas diferenciadas, em telhado de 1 e 2 águas sobre igreja e anexos, em cúpula sobre a torre sineira; sobre a empena da nave uma pequena sineira com frontão contracurvado. No alçado principal virado a N ressalta o corpo da galilé, de empena triangular, rasgado por tripla arcada rebaixada, coberta por abóbada de arestas; ao fundo abre-se o portal de vão rectangular, com frontão rectilíneo; adossado a E. o volume prismático da torre sineira, esguia e vazada por uma porta de vão rectangular e por frestas de empena triangular, com ventanas em arco redondo para os sinos. INTERIOR: nave única com abóbada de berço redondo; o alçado E. da nave abre a capela baptismal cupulada. Fenestração - óculo sobre a porta principal, janela rectangular no alçado O.. Coro-alto sobre guarda-vento e púlpito no alçado E., em madeira. Arco triunfal rebaixado sobre pilastras; sobre ele as armas de Santiago em estuque pintado. Capela-mor coberta por abóbada de cruzaria de ogivas; no altar-mor retábulo onde se integram 2 tábuas de pintura flanqueando um nicho, representando o "Nascimento de Cristo" e a "Anunciação"; no frontal composição em azulejos seiscentista, imitando brocado, com cartela maneirista centrada por pedra de armas, com sinais de reaproveitamento; nos altares laterais retábulos em talha polícroma e restos de azulejo de maçaroca. Nas paredes laterais da capela-mor, vestígios de pinturas murais , figurando uma "Adoração", anjos esvoaçantes na parte superior e imitação de azulejos enxaquetados em lambril enquadrando cenas da vida de Santa Susana.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra rebocada, caiada e com faixa a azul; molduras dos vãos, cornija e nervuras da abóbada em cantaria; pavimento de tijoleira; pinturas muriais; coro-alto, púlpito e portas em madeira; retábulos de talha; cobertura de telha.

Observações

*1 - DOF: ...bem como duas tábuas de Santa Susana e pinturas murais.