Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Centro Cultural da Nazaré

Centro Cultural da Nazaré

O ponto de interesse Centro Cultural da Nazaré encontra-se localizado na freguesia de Nazaré no municipio de Nazaré e no distrito de Leiria.

Arquitectura industrial de novecentos, funcional, ampla. O edifício foi construído para melhorar as condições de venda do peixe na Nazaré. Com a construção do porto de abrigo, a lota foi desactivada neste local, sendo transferida a venda do peixe para uma que foi construída no Porto de Abrigo.

Planta rectangular, longitudinal e regular. Desenvolve-se em dois pisos, com disposição horizontal e simples dos volumes, cornija contínua rectangular e curva e cobertura em telhado de canhão. Apresenta fachadas desprovidas de embasamento. A fachada principal voltada a O., ritmada por 8 panos e respectivas pilastras, possui friso a marcar a espacialidade dos dois pisos. Alguns vãos possuem vidraça e fenestração tripla. No piso inferior a antecâmara ostenta cobertura poligonal e no superior dois mosaicos de temática piscícola animam a fachada. As fachadas laterais N. e S. de pano único, possuem cunhais de betão, cornija curva ressaltada, friso rectilíneo que marca no exterior a espacialidade dos dois pisos, e são ritmadas por vãos de morfologia rectilínea. A fachada E. apresenta panos lisos e panos rasgados por vãos. Possui estrutura adossada, de pano único, embasamento cerâmico, com vãos e cobertura metálica em canhão. INTERIOR: o acesso é feito por uma ante-câmara e dominado por mezannino. O rés-do-chão que possui pilares de betão, no lado norte e divisão com vidraça, instalações sanitárias e gabinetes, no lado sul. Na parte posterior apresenta arquibancadas de betão e escadas de dois lanços confluentes que permitem o acesso ao 1º andar. No andar superior um corredor permite o acesso, no lado norte, à biblioteca com duas divisões amplas, uma delas envidraçada, e no lado sul à zona dos gabinetes técnicos, com espaço amplo, também envidraçado, e com quatro gabinetes.

Materiais

Tijoleira, tijolo, metal, vidro, betão armado e alumínio lacado

Observações

*1 Equacionou-se a instalação de um núcleo expositivo do Museu Etnográfico e Arqueológico Joaquim Manso, relacionado com a actividade piscatória, neste imóvel.