Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Reitoria da Universidade do Porto

Reitoria da Universidade do Porto

O ponto de interesse Reitoria da Universidade do Porto encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Cedofeita no municipio de Porto e no distrito de Porto.

Arquitectura civil educativa e científica, neoclássica. Edifício subordinado a planta quadrangular, composto por três pisos, mezzanino e dois pátios internos descobertos. Fachadas rasgadas por composições ritmadas de vãos, apresentando a principal e posterior, ao centro, corpo avançado com três colunas dóricas que sustentam frontão triangular onde sobressai escudo encimado pela coroa real. Todo o edifício é rematado superiormente por ático fechado.

Edifício de planta rectangular, de disposição horizontal, constituído por três pisos, mezzanino, interrompido ao nível dos alçados principal e posterior pelos vestíbulos, e dois pátios interiores. Coberturas diferenciadas de duas, três e quatro águas. Fachadas amplas, em silharia de junta fendida ou rebocadas e pintadas de branco, rasgadas por numerosos vãos de verga recta emoldurados, com excepção dos pisos térreos das frontarias principal e posterior, que apresentam arco pleno com caixilharia integrando bandeira. Fachada principal orientada a N, dividida em três panos, sendo o central destacado, ligeiramente avançado, rasgado no primeiro nível por três portadas em arco de volta perfeita, sobrepujadas por quatro colunas dóricas que sustentam frontão triangular, com as armas reais em relevo no tímpano; panos laterais simétricos, rasgados por igual número de vãos, no primeiro e segundo registo, sendo os do primeiro em arco de volta perfeita e os do segundo rectos, encimados por cornija, protegidos por balaustrada, seguidos por pequenos vãos quadrangulares, que correspondem ao piso superior. Alçados laterais simétricas, rasgados por numerosos vãos rectos, definindo a existência de quatro pisos, dois dos quais, mezzaninos, circunscritos nas extremidades por dois torreões em ligeiro ressalto, destacados ao nível do piso térreo pela silharia de junta fendida. Fachada posterior idêntica à principal. Todas as fachadas são rematadas superiormente por ático fechado, ligeiramente alteado na fachada principal e posterior. Os pisos térreo das frontarias principal e posterior são percorridos por arcaria de volta perfeita, em cantaria de granito, assentes em colunas de secção rectangular e capiteis de imposta, também de cantaria de granito. Ao INTERIOR acede-se através dos pórticos das fachadas posterior e principal, que conduzem a um espaçoso e imponente átrio, com pavimento de mármore e paramentos forrados a granito e mármore, tectos estucados e pintados de branco, dividido por arcos abatidos, assentes em pilastras. Do átrio parte uma escadaria em granito, de arranque em dois lanços paralelos, com guardas balaustradas, que conduzem ao andar nobre.

Materiais

Embasamentos e paramentos em cantaria de granito do Porto, de grão médio, aparente e rebocado e pintado; pavimentos de mármore, madeira e granito; portas e caixilharias de madeira com vidro simples; portões e bandeiras do pórtico em ferro; coberturas revestidas a telha cerâmica.

Observações

*1 - Fragatas e Aula, eram sustentados por um tributo que os negociantes portuenses pagavam na Alfândega e cuja receita administrada pela Junta da Companhia Geral da Agricultura dos Vinhos do Alto Douro. *2 - Em ambos os projectos o edifício apresentava planta pentagonal e torreões nos ângulos.