Igreja paroquial fundada na época medieval, sendo o templo do séc. 16, de que subsistem a pia batismal e a pia de água benta, esta mais adulterada, sendo o resultado da fuão de elementos de várias épocas, a zona inferior mais antiga, remodelada na segunda metade do séc. 17, de que subsistem a estrutura, o revestimento azulejar, com rica padronagem, a maior que se conhece, do tipo Marvila aplicada ao segundo registo da nave, e os retábulos de talha, do estilo barroco nacional, marcados por colunas torsas e remates em arquivoltas, o mor talvez do séc. 18, com elementos que anunciam o estilo nacional, como anjos e fragmentos de frontão. Ainda do mesmo período, a fachada, despojada, o púlpito em cantaria e guarda de balaústres, com acesso por vão em abóbada de concha, e os vestígios de pinturas murais de brutesco dourado. É de planta retangular composta por nave, capela-mor, batistério, capelas e sacristias adossadas, o interior com coberturas diferenciadas, em falsas abóbadas de berço e em masseira na nave, iluminada escassa e unilateralmente por janela rasgada na fachada lateral direita, no corpo da capela-mor. Fachada principal rematada em empena, com os vãos rasgados em eixo, composto por portal de verga reta e óculo, o primeiro reforçado por arco de descarga em tijolo. Torre sineira de dois registos, o superior com número desigual de ventanas em cada face, denotando uma feitura antiga, talvez do séc. 17. Fachada lateral esquerda com porta travessa. Interior com coro alto oitocentista, assente em colunas toscanas, batistério no lado do Evangelho e púlpito no lado oposto, surgindo duas capelas laterais, uma delas bastante profunda, a atual Capela do Santíssimo, iluminada por luz zenital e com retábulo em estuque, tardo-barroco. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, ladeado por retábulos de talha dourada. No interior, surgem várias sepulturas epigrafadas e armoriadas.
Planta poligonal composta por nave, capela-mor e corpos anexos adossados, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas e três águas, rematadas em beiradas simples, sendo em domo na capela batismal, no corpo junto à capela-mor e na torre sineira, esta encimada por grande pináculo piramidal. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, exceto na principal e no corpo da torre sineira, em alvenaria muito pequena, em calcário, com as juntas preenchidas a argamassa. Fachada principal virada a oeste, rematada em empena regularizada por ampliação no lado direito e encimada por cruz latina no vértice. É rasgada por portal de verga reta e moldura simples, com arco de descarga em tijolo no topo, a que se sobrepõe óculo circular. No lado esquerdo o volume da capela batismal, em meia empena, com pequena cabeceira facetada no topo, rasgada por pequena fresta. No lado direito, a torre sineira de dois registos definidos por frisos, o inferior com mostrador do relógio, quadrangular, e, na face sul, uma fresta; possui seis ventanas de volta perfeita com os arcos em tijolo. A estrutura remata em frisos, cornijas e pináculos piramidais nos ângulos. Fachada lateral esquerda com porta travessa de verga reta, marcada pelos corpos anexos, o de maiores dimensões com janela e duas portas, surgindo uma segunda janela na face oeste; no lado esquerdo, corpo facetado, com pequena janela jacente. Fachada lateral direita com porta de verga reta, acedida por rampa e escadas, sendo ainda rasgada por duas frestas, surgindo uma janela retilínea no da capela-mor; no corpo adossado, janela também retilínea. Fachada posterior rematada em empena com cruz latina e pináculos no topo, rasgada por duas frestas, uma delas, jacente. INTERIOR com as paredes totalmente revestidas a azulejo de padrão policromo, com dois padrões sobrepostos, separados por barra, integrando painéis figurativos na parede sobre o arco triunfal, com a representação de São Sebastião, São Miguel, Calvário, Adoração do Santíssimo e cruzes de Malta; cobertura de madeira pintada de bege, em masseira, ostentando o escudo da Ordem de Malta; pavimento em ladrilho cerâmico. As portas estão ladeadas por pias de água benta em cantaria, a da porta travessa embutida no muro. A do portal axial assenta em base hexagonal de côncavos e convexos, onde se ergue uma coluna de espiras, encimado por dois anéis, o inferior espiralado, a sustentar a taça de decoração foliácea côncava, encimada por friso duplo de toros e botões. Coro alto assente em quatro colunas toscanas com vestígios de pintura de brutescos, duas delas embebidas na parede, assentes em plintos estriados, tendo guarda balaustrada e acesso por porá de verga reta, a partir do corpo anexo, que também liga à torre sineira. No lado do Evangelho, o acesso ao batistério, por vão de moldura contracurva e remate em cornija. O interior tem as paredes facetadas, pintadas de marmoreados fingidos, e pavimento em ladrilho. Ao centro, a pia batismal, em brecha da Arrábida, composta por plataforma octogonal, onde assenta base, escócia e toro, e a coluna de fuste curto, monolítico e com decoração de esferas e motivos vegetalistas inseridos em espiras côncavas, com capitel oitavado mas de coxim quadrado e ábaco emoldurado, que abre para receber a taça hemisférica, de perfil facetado. No lado da Epístola, o púlpito ultra semicircular, adossado ao muro e assente em mísula com guarda de balaústres e acesso por porta de moldura retilínea, rematada em cornija e que enquadra o vão em abóbada de concha; a moldura e os balaústres apresentam vestígios de pintura de grotesco dourado. Confrontantes, as capelas laterais, a do Evangelho à face e dedicada a Nossa Senhora do Rosário, sendo a do lado oposto profunda e dedicada ao Santíssimo Sacramento. A primeira está enquadrada por arco de volta perfeita assente em pilares dóricos, com seguintes em círculos, decorados por motivos vegetalistas, tendo o intradorso ornado por motivo de entrelaçados. A estrutura remata em entablamento dórico e tem o interior pintado com as ilhargas revestidas a azulejo de padrão. A Capela do Santíssimo tem acesso por arco de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, protegida por teia de madeira e com bandeira vazada, ornada por cruzes de Malta e um "Agnus Dei". O interior encontra-se pintado de marmoreados fingidos e cobertura em falsa abóbada de berço, rebocada e pintada de branco, pontuada por estuques vegetalistas e rasgada por óculo, que permite a iluminação zenital do espaço. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas ornadas por vestígios de decoração dourada, flanqueado por capelas retabulares colaterais dedicadas a São Miguel (Evangelho) e Nossa Senhora da Purificação (Epístola). Capela-mor com cobertura em falsa abóbada de berço assente em cornijas e pintada, ostentando painéis de brutesco que centram painel com a imagem do orago; pavimento em ladrilho cerâmico, em xadrez. Sobre supedâneo de dois degraus, o retábulo-mor, de talha dourada, de corpo côncavo e três eixos definidos por quatro colunas torsas, ornadas por pâmpanos e assentes em consolas e por quatro pilastras, as exteriores ornadas por acantos e fénices e encimadas por fragmento de frontão e anjos, e as interiores por entrelaçados, que se prolongam em três arquivoltas unidas por aduelas no sentido do raio, as exteriores formando um friso de querubins e atlantes e as demais com decoração de acantos, que centram amplo friso de apainelados, formando o remate; este apresenta pedra de fecho com cartela ornada pelo escudo da Ordem, encimado por coroa e ladeado por anjos tenentes. Ao centro, tribuna de volta perfeita e boca rendilhada, contendo trono expositivo. Cada eixo lateral possui apainelados curvos, envolvidos por acantos e contendo mísula com imaginária; na base, as portas de acesso à tribuna, de madeira pintada, a imitar embutidos de mármore. Na base da tribuna, surge o sacrário embutido, facetado e desativado. Confrontantes, duas portas, uma de acesso à sacristia e outra de acesso à casa da Irmandade do Santíssimo.
Materiais
Estrutura em alvenaria de pedra e tijolo rebocada e caiada; modinaturas, colunas, púlpito, pavimento e pilastras em cantaria de calcário; pia batismal em brecha da Arrábida; pia de água benta em pedra de Ançã (fuste) e mármore (base e taça); caixilhos, portas, guarda-vento e coberturas de madeira; grades de ferro; pavimentos em tijoleira e cantaria; paramentos internos e painéis em azulejo tradicional; retábulos de talha pintada e dourada; coberturas em telha cerâmica.
Observações