Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja Paroquial de Curros

Igreja Paroquial de Curros

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Curros encontra-se localizado na freguesia de Codessoso no municipio de Boticas e no distrito de Vila Real.

Igreja paroquial provavelmente construída no séc. 15, conforme denota a modinatura do portal principal e lateral, em arco de volta perfeita, sobre os pés direitos e com chanfro, e parcamente iluminada pelas frestas, que surgem apenas de um lado, mas de cunhais horizontalizados com pináculos piramidais com bola, típicos do período de seiscentos. Possui planta retangular composta por nave e capela-mor, mais baixa e estreita, interiormente iluminado pelas frestas laterais, e tendo campanário construído em frente da igreja. As fachadas são em cantaria aparente, terminadas em cornija e com cunhais coroados por pináculos com bola; a principal, terminada em empena, é rasgada por portal em arco de volta perfeita com chandro. A fachada lateral direita tem porta travessa de igual modinatura e fresta de capialço na nave e capela-mor e a posterior termina em empena. Quer o aparelho das empenas da nave, quer o facto de surgirem dupla cornija nos cunhais, parece indicar o seu alteamento em data posterior.

Planta longitudinal composta por alpendre rectangular precedendo a nave única e capela-mor, mais baixa e estreita, tendo adossada à fachada lateral esquerda sacristia rectangular. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de três águas no alpendre, de duas na igreja e de uma na sacristia, esta na continuidadade do telhado da capela-mor. Fachadas em cantaria aparente, de aparelho regular, com as juntas tomadas e pintadas de branco, possuindo os cunhais da nave horizontalizados coroados por pináculos piramidais com bola. Fachada principal virada a SO., terminada em empena, com cornija, coroada por cruz latina de cantaria sobre acrotério, e rasgada por portal em arco de volta perfeita de aduelas largas assente nos pés-direitos; do lado esquerdo, a fachada é parcialmente tapada por muro de sustentação do alpendre, o qual se apoia no lado oposto em mísula e pilar quadrangular, com chanfro, possuindo pavimento de lajes e tecto de madeira com travejamento à vista. Fachada lateral esquerda cega e a lateral direita rasgada, na nave, por porta travessa em arco de volta perfeita de aduelas largas e com chanfro, sobre os pés direitos, e, no topo, por fresta de capialço, e, na capela-mor, por uma outra fresta igual. Fachada posterior cega, terminada em empena, a da nave coroada por cruz latina de cantaria; na sacristia, abre-se pequena janela, gradeada. Campanário rectangular com corpo de cantaria aparente e, igualmente de juntas tomadas e pintadas de branco, escalonado, tendo lateralmente, sobre cornijas, pináculos piramidais com bola, enquadrando zona central sobreelevada, terminada em cornija, sobre a qual assenta sineira; esta tem arco de volta perfeita sobre pilares, marcando o capitel, terminada em cornija coroada por pináculos piramidais com bola ladeando cruz latina de cantaria, sobre acrotério; alberga sino com inscrição.

Materiais

Estrutura de cantaria aparente; pilar do alpendre, pináculos e campanário em cantaria de granito; portas em madeira pintada; grades de ferro; cobertura de telha.

Observações