Portal de Cidadania

Capela de São José

Capela de São José

O ponto de interesse Capela de São José encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Caçarelhos e Angueira no municipio de Vimioso e no distrito de Bragança.

Arquitetura religiosa, oitocentista. Capela de planta retangular composta por nave e capela-mor, indiferenciadas e interiormente com coberturas de madeira e em falsa abóbada de berço e iluminação axial e unilateral. Fachadas com cunhais apilastrados, a principal terminada em empena e rasgada por portal de verga reta encimada por frontão triangular entre dois óculos. Fachada lateral esquerda cega e a oposta rasgada por fresta de capialço na capela-mor; a posterior da capela-mor é cega e termina em empena e a da sacristia é rasgada por fresta de capialço. No interior possui arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras toscanas e estrutura retabular na capela-mor. Capela de construção oitocentista, conforme data inscrita sobre o portal, com capela-mor inicialmente coberta por falsa abóbada de berço, de estuque sobre friso e cornija pétrea, solução recentemente descontinuada. A estrutura retabular reaproveita algumas colunas torsas de antigo retábulo.

Planta retangular composta por nave e capela-mor, volumetricamente indiferenciadas, tendo adossado à fachada lateral esquerda sacristia retangular. Volumes articulados com cobertura em telhados de duas águas na capela e de uma na sacristia, rematadas em beirada simples. Fachadas em alvenaria de pedra aparente, a principal virada a NO., com pilastras toscanas nos cunhais, coroadas por pináculos tipo pera sobre plintos paralelepipédicos, e terminada em empena, com cornija, encimada por sineira metálica, coroada por cruz. É rasgada por portal de verga reta, com moldura encimada por frontão triangular sobreposto por cartela recortada e ladeado por dois óculos circulares moldurados e gradeados. Fachadas laterais terminadas em cornija, sendo a esquerda cega e a direita rasgada por fresta de capialço na capela-mor. Fachada posterior com capela-mor de cunhais apilastrados, coroados por pináculos sobre plintos paralelepipédicos, cega e terminada em empena, coroada por cruz sobe acrotério; a sacristia, termina em meia empena e é rasgada por fresta de capialço. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, pavimento da nave em calçada à portuguesa, formando motivos geométricos, e o da capela-mor em lajes de cantaria e cobertura de madeira, envernizada, de dois panos; a da capela-mor possui o arranque da falsa abóbada de berço, de estuque, desenvolvida sobre friso e cornija. Arco triunfal de volta perfeita, com chave relevada, assente em pilastras toscanas. Na capela-mor, com supedâneo de dois degraus, dispõe-se na parede testeira estrutura retabular, reaproveitando elementos de talha, apresentando ao centro nicho em arco de volta perfeita, sobre pilastras, interiormente pintado de azul com dois nichos contendo imaginária, ladeado por friso de acantos e encimado por aletas e florão relevado. Lateralmente, possui quatro colunas torsas, decoradas por pâmpanos, centrando friso fitomórfico pintado, sustentando elemento de madeira, sobre o qual assenta duas colunas torsas que suportam arquivolta semelhante, com chave decorada; ladeando a coluna de cada lado, surge apainelado pintado com árvore e, superiormente, com flores. Banco com portas almofadas entre duas colunas decoradas com acantos. Altar tipo urna.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito aparente; pilastras, cornijas, pináculos, plintos, molduras dos vãos e arco triunfal em cantaria de granito; porta de madeira; vidros simples; cruzes e grades em ferro; pavimento em calçada à portuguesa e lajes de cantaria; tetos de madeira envernizada; estrutura retabular em talha; cobertura de telha.

Observações

EM ESTUDO