Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela do Senhor da Misericórdia

Capela do Senhor da Misericórdia

O ponto de interesse Capela do Senhor da Misericórdia encontra-se localizado na freguesia de Chacim no municipio de Macedo de Cavaleiros e no distrito de Bragança.

Arquitectura religiosa, vernácula e barroca. Capela de Misericórdia de planta longitudinal simples, interiormente com tecto de madeira e mal iluminada, com sacristia adossada ao lado direito. Fachada principal terminada em empena truncada por sineira e rasgada por porta de verga recta. Interior de espaço único, com cobertura em falsa abóbada de berço de madeira, pintada com temática alusiva à Virgem da Misericórdia e retábulo de talha dourada, de planta côncava e um eixo, do estilo nacional.

Planta longitudinal simples, com nave única e sacristia rectangular adossada à fachada lateral direita. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na capela e de uma na sacristia, disposta transversalmente, rematadas em beirada simples. Fachadas em alvenaria rebocada e pintada, percorridas por faixa pintada de bege e terminadas em friso e cornija, também pintada de bege. Fachada principal virada a N., terminada em empena truncada por sineira, em arco de volta perfeita, assente em pilares almofadados e coroada em empena truncada com cruz latina de cantaria de braços quadrangulares. É rasgada por portal de verga recta, moldurado, tendo, na verga, a inscrição: "MIZERI 1709 CORDIA", com porta de duas folhas decoradas por quatro almofadas ornadas de florões, encimada por cruz latina de cantaria. Fachada lateral esquerda cega com remate em friso recortado e a oposta com a sacristia, mais baixa, rasgada a N. por pequeno vão rectangular jacente, gradeado, e a O., terminado em meia empena, por porta de verga recta moldurada, ladeada pela caixa do contador eléctrico. INTERIOR de espaço único com as paredes rebocadas e pintadas de branco, pavimento com placas de granito e tecto em falsa abóbada de berço abatido, de madeira, pintado com decoração truncada e interrompida pela introdução de tábuas com elementos geométricos; apresenta cartela central, contendo dois anjos segurando, possivelmente, o que seriam as armas da Misericórdia, encimadas por resplendor e motivos concheados, e cartelas nos ângulos, decorados por elementos fitomórficos e querubins, dois deles tendo as inscrições: "MATER MISERICORDIARUM" e "TVT PULCRA ES MARIAE". Na parede do lado da Epístola abre-se porta de verga recta de moldura em madeira de ligação à sacristia. Sobre supedâneo, acedido por dois degraus, surge o retábulo-mor em talha dourada e policroma a rosa, verde e branco, de planta côncava e um eixo, definido por seis pilastras de fuste decorado por elementos fitomórficos e quatro colunas torsas, com espira fitomórfica e capitéis coríntios, assentes em plintos paralelepipédicos ornados de motivos vegetalistas e anjos; prolongam-se no ático em cinco arquivoltas, com a mesma decoração, unidas no sentido do raio; ao centro possui nicho com o fundo pintado de azul e três árvores, formando paisagem. Altar paralelepipédico com frontal pintado a imitar brocado marcando sanefa e sebastos. O retábulo é enquadrado por apainelados de madeira, adaptado ao perfil da cobertura, conservando vestígios de policromia, sobreposta por duas mísulas ornadas de querubins, desnudas, encimadas por sanefa com lambrequim; na zona do banco possui lateralmente duas pilastras de talha com acantos relevados.

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e pintada; moldura do vão, sineira, cruzes e pavimento em cantaria de granito; tecto de madeira; retábulo de talha policroma; cobertura de telha.

Observações