Arquitectura religiosa, românica e neoclássica. Igreja paroquial românica de nave única com grandes remodelações posteriores, sobretudo em estilo neoclássico. Da primitiva construção conserva restos da cachorrada com modilhões lavrados e o arco triunfal. Retábulos colaterais de finais do séc. 17 e restante decoração essencialmente neoclássica.
Igreja de planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, rectangulares, torre sineira e anexos adossados a S.. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhado de duas águas na igreja e uma nos anexos. Fachada principal orientada a O., de empena sensivelmente ondulada rematada por cruz e pináculos no alinhamento dos cunhais. Portal simples de verga recta encimado por pequena janela lisa. As fachadas laterais patenteiam cornija assente em friso de modilhões simples e decorados. A torre possui na fachada O. uma sineira e na S. duas, sendo a cornija em ambas rematada por fogaréus. Interior iluminado por candeeiros de pé. Nave com guarda-vento em madeira com vidros coloridos, coro-alto com balaustrada de madeira, altar de talha policroma no lado do Evangelho e púlpito quadrado do mesmo tipo de talha no lado da Epístola, colocados simetricamente, e dois outros altares colaterais de talha dourada colocados no topo da nave. Tecto de madeira de perfil curvo pintado com motivos naturalistas e medalhões. Arco triunfal pleno decorado motivos lanceolados e outros geométricos encimado por friso enchaquetado. Na capela-mor retábulo de talha policroma e tecto de perfil curvo com pintura decorativa.
Materiais
Paredes exteriores em alvenaria de granito aparente; Revestimento do pavimento da nave e capela-mor a soalho de madeira; Tecto da nave em madeira com pinturas; Tecto da capela-mor com acabamento a estuque; Cobertura em estrutura de madeira e revestida a telha de barro tipo "aba e canudo"; Caixilharias em madeira pintada.
Observações
Apesar de ter sido intervencionada recentemente, a cobertura encontra-se empenada.